18 de Agosto: Dia Nacional do Campo Limpo

Dia Nacional do Campo Limpo promove conscientização ambiental na Capital

A 7ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo será realizada hoje (18) em todo Brasil. O principal objetivo da data é levar as comunidades do entorno das unidades de recebimento de embalagens à reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à preservação do meio ambiente, por meio de um exemplo de sucesso que é o Sistema Campo Limpo (logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas).

Para celebrar a data, comemorada em 18 de agosto, a unidade de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos de Campo Grande (MS), gerenciada pela Associação Campo-Grandense das Revendas Agrícolas (Acra), realizará, com a parceria da Secretaria de Educação do Município e com o inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de agrotóxicos para a destinação das embalagens vazias de seus produtos -, o dia de Portas Abertas, quando a comunidade local terá a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de uma unidade do Sistema Campo Limpo.

Na ocasião, será realizada uma solenidade de abertura com autoridades locais e demais públicos envolvidos. Alunos de escolas estaduais e municipais (incluindo oito municípios – dentre eles: Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste) visitarão o interior da central, participarão de palestras, plantio de mudas, assistirão a um filme e receberão lanche.

Ainda como parte das atividades, alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental das escolas envolvidas nas comemorações podem participar dos concursos de desenho e redação, ambos com etapas local e nacional. O tema do concurso de desenho é “Cuidar do campo é cuidar da vida” e do concurso de redação é “O meio ambiente e as embalagens do campo: tudo a ver!”.

A iniciativa une todos os participantes do Sistema Campo Limpo para divulgar os resultados alcançados e destacar o compromisso socioambiental para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável pelo bem do campo, do planeta e das futuras gerações. O trabalho pioneiro, que já é referência no Brasil e no mundo, destina de forma ambientalmente correta 94% das embalagens plásticas vazias que são comercializadas anualmente.

Serviço

Dia Nacional do Campo Limpo na Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Campo Grande

Data: 18 de agosto de 2010

Horário: das 7h00 às 15h30

Local: Anel Rodoviário – Aterro Sanitário – Zona Rural – Campo Grande/MS

Sobre o Dia Nacional do Campo Limpo

O Dia Nacional do Campo Limpo é uma realização das centrais de recebimento de embalagens vazias e do inpEV, com apoio de seus associados e da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação das Empresas Nacionais de Defensivos Agrícolas (Aenda), Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag). Prefeituras, governos e diversos parceiros locais também somam esforços no apoio.

De acordo com as informações dos organizadores, a realização do evento também conta com o apoio do governo estadual, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), por intermédio da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

Para mais informações sobre as atividades do Dia Nacional do Campo Limpo visite www.dianacionaldocampolimpo.org.br – Informações da LVBA.

Autor: Agência Estadual de Notícias