47ª EXPOBEL está oficialmente aberta

Presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Leandro Mello Aciloy (o Dindo),  na solenidade de abertura da 47ª EXPOBEL (Foto: Visual Massa)

Autoridades elogiam desempenho e ações empregadas por Dindo durante sua gestão

Na manhã desta sexta-feira, 13 de julho, o Centro de Eventos João Loureiro Pinheiro, no Parque de Exposição Rio Apa, foi palco de mais uma cerimônia de abertura da Feira Agropecuária de Bela Vista – EXPOBEL, que em 2018 está completando 47 anos de história.

O presidente do Sindicato Rural e anfitrião do evento, Leandro Mello Acioly (o Dindo) falou em seu discurso sobre a importância da feira para o município. “A EXPOBEL fortalece nossa tradição, promove informação para os produtores e trabalhadores rurais, oferece oportunidades de negócios, amplia as relações comerciais, gera emprego e renda e destaca Bela Vista como polo estadual de produção agropecuária”.

O presidente compartilhou sua preocupação a respeito da contribuição sindical rural, que desde 2017 passou a ser facultativa e mudou a estrutura administrativa dos sindicatos patronais. “O Sindicato Rural de Bela Vista estudou outra maneira de arrecadação e vem realizando leilões mensais que ajudam nas despesas da entidade. É importante que todos os produtores rurais participem. Precisamos nos manter unidos em defesa das nossas causas, e o sindicato rural é nosso meio legal de representatividade e a força do homem do campo”, enfatizou.

Completando três anos à frente do Sindicato Rural, Dindo destacou alguns pontos relevantes de sua gestão como a suspensão da obrigatoriedade do brinco de chip eletrônico, o congelamento por dois anos consecutivos do valor do ITR, a recuperação de várias estradas e a construção de novas pontes, a prorrogação de prazos para pagamentos de custeios e investimentos junto ao Banco do Brasil em virtude da crise que se estabeleceu na pecuária com a Operação Carne Fraca, a promoção de cursos e capacitações em parceria com o SENAR/MS e outras conquistas.

O prefeito municipal de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites, disse que embora o país esteja passando por uma crise econômica, o agronegócio é um setor que soma na balança comercial. “Graças ao produtor rural, as pequenas cidades do interior e a representatividade dos sindicatos rurais conseguimos alavancar o PIB do Brasil. Existe uma união de esforços entre prefeitura, Governo do Estado e sindicato para que o agronegócio do nosso município cresça”.

Representando o Governo do Estado, o superintendente da Semagro, Rogério Bereta, ressaltou que o trabalho dos sindicatos rurais e as feiras agropecuárias são fundamentais para que o poder público estadual possa identificar as demandas dos municípios. “Temos que parabenizar o Dindo pelo trabalho que vem realizando. Ele sempre está participando das reuniões com o governo, discutindo vários temas e levando as reivindicações da classe produtora”.

Bereta pediu ainda, o empenho de todos os produtores rurais para aplicação do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa), que tem como objetivo que o Brasil seja considerado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), um país livre da doença sem vacinação até 2025. “Neste Plano Estratégico, nós fazemos parte do bloco 5, que incluí Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que possuem fronteira internacional. Por isso, é fundamental que os produtores assumam o papel de cobrar do Estado o fortalecimento da defesa sanitária. Somente com o envolvimento de todos os setores vamos conseguir atingir essa meta de país livre de febre aftosa sem vacinação”, concluiu.

“Bela Vista tem um rebanho 464 mil cabeças de gado, um dos maiores do Estado, 24 mil hectares com plantio de soja e 18 mil hectares de milho. O Sindicato Rural tem grande colaboração com o avanço do município porque está sempre levando conhecimento, capacitação e informação ao produtor rural. Dindo, parabéns pela perseverança e pelo trabalho junto à comunidade rural”, finalizou o vice-presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler.

Localização – Bela Vista está localizada ao norte do rio Apa, no sudoeste de Mato Grosso do Sul, a 316 km de Campo Grande, capital do estado, na fronteira entre Brasil e Paraguai, tendo como cidade vizinha Bella Vista Norte (PY). Os municípios de Jardim, Caracol e Antônio João fazem limite com Bela Vista. O município tem população estimada em 24 mil habitantes. Sua economia está baseada na pecuária, no cultivo de algumas lavouras e no comércio local.