51ª edição da Expopar inicia nesta quarta-feira

Inicia nesta quarta-feira (26) a 51° edição da Exposição Agropecuária e Industrial de Paranaíba. O evento acontece no Parque de Exposições Daniel Martins Ferreira, em Paranaíba e segue com sua programação até o dia 7 de julho. A Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul) estará presente na abertura oficial do evento, no dia 30 de junho, junto a autoridades municipais, estaduais e federais.

Rodeio, leilões, julgamento de gado, palestras, ordenha do torneio leiteiro e shows com artistas regionais e renomados estão na programação. Dentro das palestras está inserida a “Palestra Novo Código Florestal, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e esclarecimento de dúvidas dos produtores rurais sobre as questões ambientais”, no sábado (29), às 8h30, através de parceria entre o Sindicato Rural e a Famasul. A palestra será realizada em uma área especialmente reservada, sem custo de inscrição e sem restrição de participação.

Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural do município, Fábio Macedo, atender à necessidade de conhecimento dos produtores sobre novas tecnologias desenvolvidas para o campo é um dos objetivos das palestras. “Nós tentamos trazer esses conhecimentos para o produtor saber o que precisa em sua propriedade. As palestras são abertas a todos os interessados, do curioso ao produtor rural associado ao Sindicato”

O novo Código Florestal ficou durante muito tempo em aberto no Congresso. A aprovação aconteceu no dia 25 de maio de 2012, na Câmara, (lei 12.651), após um impasse envolvendo produtores rurais, ONGs, diferentes bancadas de parlamentares e o governo federal.

A palestra sobre o novo Código Florestal tem como objetivo central abordar as principais alterações do novo código e esclarecer as questões de regularização ambiental da propriedade rural. A palestrante Janaina Pickler salienta a necessidade dos produtores entenderem quais as mudanças, como funciona o atual código e o que eles precisam para regularizar as propriedades rurais.

Janaina afirma que muitos produtores não sabem como proceder ao saberem das novas mudanças, nem como inserir suas propriedades legalmente dentro delas. “Além de seguir o novo Código Florestal, eles (produtores) ainda precisam licenciar todos os empreendimentos licenciáveis dentro do negócio deles”, avalia.

A palestrante ainda comenta que abordará o histórico da primeira legislação até a aprovação do novo código. “Os produtores acabavam caindo na ilegalidade. Em um ano estavam de acordo com a lei. Com as mudanças no ano seguinte, estavam fora dela.”

Dentre as alterações mais consideráveis no novo código, estão o somatório de reserva legal com área de preservação permanente (APP), o direito adquirido dos produtores e metragens diferenciadas de APP para uso consolidado.

Janaína acredita que a abordagem da palestra vai esclarecer dúvidas, dentre elas, a de como fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e favorecer o produtor rural tanto em Mato Grosso do Sul, quanto nos outros estados do Brasil.

Outro ponto relevante da edição da Expopar deste ano é a inauguração do novo tatersal para a realização de leilões. A pedido dos produtores, o Sindicato Rural de Paranaíba promoveu a construção de um novo espaço para que um número maior de pessoas possa acompanhar aos leilões. O antigo espaço acomodava 200 pessoas e já estava pequeno para a realização de eventos. O novo tatersal tem 800m² e capacidade para 420 pessoas.

A exposição terá ainda shows com diversos artistas. Além das atrações regionais marcadas para terça-feira (02/07), estão confirmadas a dupla Munhoz e Mariano (03/07), Gusttavo Lima (04/07), Luan Santana (05/07) e Humberto e Ronaldo (06/07). Juntamente com a Expopar será realizada a 11ª edição da Expoleite, evento destinado ao setor leiteiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul