A cigarra e a formiga nos tempos modernos

• Alexandre Scaff, Engenheiro Agrônomo, Presidente da Associação “Novilho Precoce MS”

Quando eu era criança existia uma fábula chamada “ A Cigarra e a Formiga” e por ser curta posso aqui reproduzi-la…

Num dia quente de verão, uma alegre cigarra estava a cantar e a tocar o seu violão, com todo o entusiasmo. Ela viu uma formiga a passar, concentrada na sua grande labuta diária que consistia em guardar comida para o inverno.

-Dona Formiga, venha e cante comigo, em vez de trabalhar tão arduamente, desafiou a cigarra. -Vamos nos divertir.

-Tenho de guardar comida para o inverno, respondeu a formiga, sem parar. – E, te aconselho a fazer o mesmo.

-Não se preocupe com o inverno, está ainda muito longe, disse a outra, despreocupada. -Como vê, comida não falta.

Mas a formiga não quis ouvir e continuou a sua labuta. Os meses passaram e o tempo arrefeceu cada vez mais, até que toda a natureza em redor ficou coberta com um espesso manto branco de neve.

Chegou o inverno. A cigarra, esfomeada e quase congelada, foi a casa da formiga e implorou humildemente por algo para comer.

-Se você tivesse ouvido o meu conselho no verão, não estaria agora tão desesperada, ralhou a formiga. -Preferiu cantar e tocar violão?! Pois agora dance!

E dizendo isto, fechou a porta, deixando a cigarra entregue à sua sorte.

Moral da história: Não pense só em se divertir. Trabalha e pensa no futuro. É melhor estarmos preparados para os dias de necessidade.

Pois bem, infelizmente, acredito que se hoje formos adaptar essa famosa fábula para os tempos atuais seria mais ou menos assim…

– Como vai Dona Formiga? Como tem passado? Pergunta a Cigarra…

– Olha amiga, não muito bem, estava eu trabalhando colhendo minhas folhas para o inverno quando de repente me apareceu uma pessoa, que me acusou de estar cometendo um crime, pois estou recolhendo folhas dentro de uma “APP” que não sei bem o que é… agora me obrigou a assinar um “TAC” se não ia presa.

Depois me apareceu um fiscal do trabalho que me multou, pois trabalho o dia todo e não pode! Tenho que respeitar a “CLT”, mesmo que eu queira, não posso. Depois me obrigou a usar um tal de “EPI”, que sei lá aonde compro.

Como se não bastasse, apareceu um antropólogo da FUNAI e disse que isso aqui era terra de índio. E, agora, depois de quase cem anos que nossa colônia está aqui, vamos ter que ir embora….

-Mas deixa pra lá… Isso acontece. Me conte de você amiga cigarra, resmungou a formiga já desconsolada…

– Olha amiga eu vou muito bem. Como eu ganhava bolsa família, nunca trabalhei. Um dia lancei um clip no Youtube dançando o “quadradinho de oito” e virou moda. Apareci no Faustão, Ana Maria Braga, Jô Soares, Sílvio Santos, enfim, estou sendo convidada todo dia para shows, bailes, tudo que aparece. Virei celebridade só por isso. E todo mundo me respeita e me convida a dar opiniões sobre o que é certo e errado. Falando nisso, estou começando a achar que você é a grande vilã desse tal de aquecimento global !

Moral da história:… Dê a sua opinião sobre qual é a nova moral que reina sobre nosso país!

Fonte: BeefPoint