ABC+: MS assume compromisso nacional para reduzir emissão de carbono até 2030

ABC+: MS assume compromisso nacional para reduzir emissão de carbono até 2030

Mato Grosso do Sul tem como meta zerar a emissão de carbono até 2030 e o compromisso estadual está alinhado com as ações nacionais previstas no Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, chamado de ABC+ e que reúne os 27 estados da federação.

Nesta semana a ministra Tereza Cristina, do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) se reuniu com os secretários de agricultura do país, onde destacou a importância do engajamento dos estados para que a implementação aconteça de forma mais rápida.

Titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o secretário Jaime Verruck destacou que a reunião assumiu um conjunto de metas para 2020/30 e que estão alinhadas com as ações já desenvolvidas por Mato Grosso do Sul.

Entre as metas estão: adoção de práticas de recuperação de pastagens degradadas, sistemas de plantio direto, integração em qualquer nível, ampliação de florestas plantadas, adoção de bioinsumos, adoção de sistemas irrigados, manejo e registro de produção animal e a ampliação da intensificação da terminação intensiva de bovinos.

“Estado tem trabalhado com essas iniciativas e tem programas específicos para cada área, entre eles o prosolos, carne sustentável do Pantanal, energia limpa, manejo integrado de pragas, plano estadual de florestas e irrigação. Agora estamos desenhando o tamanho das metas até 2030 em cada uma das áreas”, afirma o secretário Jaime Verruck.

Entre as metas do ABC+ até 2030 estão a adoção de tecnologias sustentáveis em mais de 72 milhões de hectares de áreas degradadas e a mitigação de 1,1 bilhão de toneladas de CO² equivalente, superando o recorde alcançado pela fase anterior do plano ABC.

Publicado por: [email protected]

(Foto: Ilustração: Guilherme Henrique)