Brasil assina acordo com Alemanha para cooperação técnica

Brasil assina acordo com Alemanha para cooperação técnica

REDAÇÃO GLOBO RURAL

Tereza Cristina assinou memorando em Berlim, durante agenda no Fórum Global da Alimentação e da Agricultura (GFFA)

As ministras da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e da Alimentação e Agricultura da Alemanha, Julia Klöckner, assinaram um memorando de entendimento para Diálogo Agropolítico Alemão-Brasileiro.

O acordo, firmado no sábado (18/01), em Berlim, prevê ações cooperativas, como intercâmbio de informações, visitas técnicas e publicação de material conjunto em diversos setores da agricultura, como bioeconomia, gestão sustentável, cadeias agroalimentares sustentáveis, financiamento rural, política agrícola e conectividade.

Com duração de três anos, podendo ser prorrogado, o trabalho de cooperação terá um plano traçado por representantes dos dois países e de setores do agro brasileiro e alemão.

Em sua página no Twitter, Tereza Cristina também divulgou o encontro com a ministra da Agricultura da Alemanha e da Croácia durante o Fórum Global da Alimentação e da Agricultura, reforçando o papel das mulheres no setor.

Fórum Global da Alimentação e da Agricultura

A assinatura do acordo entre Brasil e Alemanha ocorreu após reunião de ministros da Agricultura que participam do Fórum Global da Alimentação e da Agricultura (GFFA), com a participação de mais de 200 ministros e secretários de todo o mundo.

No encontro, Tereza Cristina destacou que o Brasil irá difundir o modelo de sistema de plantio direto, que passou a ser bastante usado no país nas últimas décadas, por propiciar a produção com menor impacto no solo e maior rentabilidade ao produtor.

Ainda em Berlim, na última sexta-feira (17/01), a ministra da Agricultura teve reuniões bilaterais com Argentina, Holanda, Organização Mundial do Comércio (OMC) e com o diretor-geral da FAO, Dongyu Qu.