Brexit pode incentivar mais acordos bilaterais com Brasil, diz embaixador

Brexit pode incentivar mais acordos bilaterais com Brasil, diz embaixador

Segundo o embaixador Carlos Perez, do Ministério das Relações Exteriores, existem atualmente 77 acordos bilaterais firmados entre o Brasil e Reino Unido – Foto: Pixabay

Segundo o embaixador Carlos Perez, o Reino Unido ocupa a oitava posição entre os maiores países investidores no Brasil

Por Canal Rural, com informações da Agência Senado

Apesar da apreensão causada pela demora no processo de saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit pode abrir possibilidades comerciais para o Brasil. A avaliação é de especialistas que participaram de um evento no Senado que reuniu o embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan, e o embaixador Carlos Perez, do Ministério das Relações Exteriores.

Perez trouxe uma visão otimista sobre o Brexit para o comércio exterior brasileiro. Segundo ele, existem atualmente 77 acordos bilaterais firmados entre Brasil e Reino Unido, tratando-se de uma relação duradoura e consolidada. Na opinião dele, quando o Brexit se concretizar, devem surgir mais oportunidades para aprofundar o comércio bilateral.

“Os investimentos brasileiros no Reino Unido vêm crescendo exponencialmente desde 2016”, acrescentou. Ao todo são 1.700 empresas brasileiras investindo em solo britânico. O Reino Unido ocupa a oitava posição entre os maiores países investidores no Brasil.

O embaixador Vijay Rangarajan admitiu as dificuldades em se costurar um acordo de saída da União Europeia e, ao mesmo tempo, preservar as relações com o continente sem fazer parte de uma estrutura supranacional. Ele afirmou existir um estado de ansiedade entre as forças políticas britânicas para se decidir o impasse do Brexit e, finalmente cuidar da agenda doméstica.