Cai abate de bovinos e aumenta o de suínos no 3º trimestre em MS

Mato Grosso do Sul registrou queda de 3% no abate de bovinos entre os meses de julho, agosto e setembro. No terceiro trimestre de 2010, o número de animais abatidos foi de 791.029. Já no mesmo período deste ano, o total caiu para 767.508. O peso das carcaças reduziu de 190 para 180 toneladas.

No ranking nacional, o Estado ocupa o terceiro lugar com maior número de abates de bovinos. O líder foi Mato Grosso, que responde por com 16,8% do total de 7,2 milhões de bovinos abatidos em todo o Brasil. A segunda colocação ficou com São Paulo.

Os Indicadores do IBGE – Estatísticas da Produção Pecuária apontam que no país o volume abatido da categoria vacas aumentou 12,7% no comparativo com o 3º trimestre de 2010.

Seguindo tendência nacional, Mato Grosso do Sul teve alta de 6,3% no abate de suínos. O total passou de 258 mil para 274 mil animais. No Brasil, no 3° trimestre de 2011 foram abatidas 9 milhões de cabeças de suínos, representado aumento de 9,1% em relação ao 3° trimestre de 2010. Conforme o estudo, houve maior demanda por esse tipo de carne no mercado interno.

Fonte: Campo Grande News