Câmara Setorial da Carne discuti pecuária de MS

Nesta terça-feira (07.06), técnicos da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina se reuniram para discutir as diretrizes da pecuária no Estado. Na reunião, foi destacado o diferencial da carne de MS, que será mostrado no Congresso Internacional da Carne, a partir desta terça. “A pecuária sul-matogrossense se difere de outros Estados. Todo o investimento federal é pouco para o que a pecuária de corte de MS representa para o País”, afirmou o Superintendente Federal de agricultura no Estado, Orlando Baez. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel, também esteve presente.

A reunião foi realizada na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, paralela à programação do Congresso Internacional da Carne 2011, que incluiu visitas técnicas à instituição durante todo o dia. Na pauta da reunião, foram debatidos ainda assuntos que envolvem a pecuária sustentável, a qualidade da carne bovina sul-matogrossense, questões de sanidade animal, dentre outros.

Em sua fala, Eduardo Riedel ressaltou que a realização do Congresso Internacional da Carne no Estado irá elevar o potencial do setor em MS e transformar Campo Grande/MS na capital da carne durante os três dias de evento. “São mais de 1.200 participantes de nove países diferentes. MS será nesses três dias o quintal da carne”, finalizou.

Estiveram presentes também a secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira Soares, o presidente do Fórum Nacional de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, o presidente do Conselho Administrativo do Senar/MS, Ademar Silva Junior e o presidente da Comissão de Pecuária de Corte da Famasul, José Lemos Monteiro.

O Congresso Internacional da Carne acontece de 7 a 9 de junho e é realizado pelo International Meat Secretariat (IMS/Opic) em conjunto com a Famasul. O evento tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (Senar/MS), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MS (Sebrae), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural – FUNAR, Fórum Permanente da Pecuária de Corte da CNA e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), conta com o patrocínio da John Deere, Marfrig, AllFlex, Safe Trace, Valefert e Banco do Brasil e o apoio do Convention Visitor Bureau.

Fonte: Sato Comunicação