Casa rural lança balanço anual especializado do agronegócio

As principais cadeias produtivas do agronegócio de Mato Grosso do Sul, responsável por 80% das exportações do Estado e por 16,6 do Produto Interno Bruto (PIB), com dados, estatísticas e análises técnicas e mercadológicas estão reunidas no Anuário Infoagro, que será lançado pela Casa Rural em junho. A publicação é uma iniciativa da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural – Funar, com apoio da Federação de Agricultura e Pecuária de MS – Famasul e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS.

A publicação mostra que a expansão das safras de 1977/78 e 2011/12 foi de 870% na produção de grãos, com 126% na área plantada e aumento de 330% na produtividade média. De 729,5 kg por hectare em 1977 saltou para 3.136 kg por hectare na safra atual. A evolução da pecuária e de outras culturas agrícolas também estão contempladas no Anúario, voltado para produtores, economistas, acadêmicos e profissionais ligados ao setor.

O Anuário tem distribuição gratuita e agrega dados das culturas: carne bovina, suína e de frango, milho, soja, leite, arroz, trigo, algodão e cana (açúcar e etanol). As informações analisadas são correspondentes ao ano de 2011 e abrangem produção, produtividade, área cultivada, cotações e exportações. O lançamento está previsto para junho e deve acontecer na sede da Casa Rural, em Campo Grande (MS).

Autor: Sato Comunicação