Cemtec/MS alerta para previsão de temporal com chuva, ventos fortes e granizo no fim de semana

Cemtec/MS alerta para previsão de temporal com chuva, ventos fortes e granizo no fim de semana

O fim de semana deve ser de temporal em Mato Grosso do Sul. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), órgão vinculado a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) alerta para a ocorrência de chuva e ventos fortes e queda de granizo.

O tempo começa a mudar na noite de sexta-feira (22) e há previsão de tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento entre 50 e 100Km/h e eventual queda de granizo, durante todo o fim de semana, com mais incidência no sábado e domingo.

De acordo com a meteorologista Valesca Fernandes, coordenadora do Cemtec/MS, a mudança no clima ocorre devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão oriundo do Paraguai (baixa do Chaco), aliado ao avanço um sistema frontal e a passagem de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em superfície e médios níveis e ao transporte de umidade e calor.

No sábado e domingo a probabilidade é de tempo severo, com acumulados de chuvas mais significativos e tempestades no Estado. No sábado (23) há chance de chuva em todo o Estado, mas as temperaturas máximas permanecem acima dos 30°C, podendo chegar a 39°C em Corumbá e Porto Murtinho.

No domingo (24), a frente fria reduz as temperaturas em todo o Estado. Em Campo Grande os termômetros devem ficar entre 18°C e 26°C com previsão de chuva. Em todo o Mato Grosso do Sul as temperaturas máximas devem ficar abaixo dos 30°C, exceto em Corumbá, onde pode chegar a 31°C.

Alerta

O Cemtec/MS divulgou hoje (22) uma nota meteorológica sobre uma tabela que está circulando nas redes sociais. Cemtec e Defesa Civil negam ter enviado esta tabela. As informações circulam em grupos de Whatsapp e outras redes sociais, porém sem fonte conhecida.

Não confirmamos a veracidade das informações da tabela. Confira aqui a nota.

Publicado por: [email protected]