Circuito Rural percorre mais três cidades nesta semana

Levar orientação para a adoção de tecnologias simples, manejo correto e o emprego de práticas de gestão ambiental e econômica visando a sustentabilidade e a inclusão social da agricultura familiar. Esta é a proposta do Circuito Rural Tecnologia no Campo, do Sebrae, que estará nesta semana em três cidades sul-mato-grossenses.

As atividades do Circuito são divididas em dias de campo com aulas pratico-teóricas sobre leite e horta. Nesta segunda-feira, 29, acontece em Caarapó, das 8h30 às 17 horas. Segundo o técnico do Sebrae, Carlos Eduardo Cordeiro, as informações repassadas no evento permitem ao produtor rural inovar com poucos recursos. Além do manejo sanitário e calendário de vacinas, prevenção a doenças, plantio planejado e gestão ambiental, eles recebem esclarecimentos sobre controle financeiro.

Um dos focos do trabalho também é preparar para o acesso a programas de governo. “Por lei, 30% da compra das prefeituras e governos para a merenda escolar tem que ser proveniente da agricultura familiar”, explica o gerente de agronegócio do Sebrae, Marcus Rodrigo de Faria, ressaltando que a dificuldade para muitos agricultores é diversificar a produção e comercializar.

Nesta semana, além de Caarapó, Aral Moreira recebe os dias de campo na quarta-feira (31) e Ponta Porã, no dia 2 de setembro. De agosto a novembro, com apoio da Seprotur, 27 municípios do Estado serão percorridos. A estimativa é que cerca de dois mil produtores rurais participem das ações. O Circuito já esteve em Maracaju, Sidrolândia e Dourados.

Serviço

As atividades são realizadas das 8h30 às 17 horas, com os dois temas sendo ministrados simultaneamente pela manhã e novamente à tarde. A participação é gratuita e a inscrição é feita no local do evento. Mais informações pelo 0800-570-0800.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias MS