Começou a Semana Mundial da Cana

Começou hoje, às 10 horas, no Transamérica Expo Center na capital paulista em São Paulo-SP, a Semana Mundial da Cana, que inclui em sua a agenda o 28º Congresso da ISSCT (International Society of Sugar Cane Technologists), a ISSCT 2013 EXPO, o Ethanol Summit 2013 e o 4º Prêmio TOP Etanol.

O Brasil recebe, pela terceira vez, o Congresso ISSCT. Realizado a cada três anos, o evento acontece de 24 a 27 de junho e reunirá cerca de dois mil profissionais do setor, entre congressistas e visitantes, de 46 países. Paralelamente, será realizada a ISSCT 2013 EXPO, com a presença de mais de 150 indústrias internacionais e nacionais fornecedoras de tecnologia para a indústria sucroenergética.

Organizado pela STAB Nacional (Sociedade dos Técnicos Açucareiros Alcooleiros do Brasil) com operação da Reed Multiplus, marca associada à Reed Exhibitions Alcantara Machado, o Congresso é elaborado por meio de uma chamada de trabalhos e contará com apresentações de plenárias e de pôsteres científicos de pesquisadores nacionais e estrangeiros selecionados pela ISSCT.

Ethanol Summit e Prêmio TOP Etanol

Nos dias 27 e 28, acontece no Hotel Grand Hyatt, também na capital paulista, o Ethanol Summit, evento lançado em 2007 pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e realizado a cada dois anos. A dinâmica do evento é formada porquatro plenárias e cinco salas temáticas simultâneas: Sustentabilidade, Mercados e Investimentos, Tecnologia, Cenários 2020 e Mobilidade.

Assuntos como: os 10 anos do carro flex no Brasil, etanol celulósico em escala comercial. biocombustíveis na aviação, cenários para 2020: as perspectivas e a evolução da indústria da cana-de-açúcar no Brasil, o novo ciclo de crescimento para o setor sucroenergético nacional e seus impactos serão discutidos e debatidos por especialistas, empresários, pesquisadores e autoridades.

Entre os debatedores do Ethanol Summit estarão o ex-secretário do Comércio dos Estados Unidos, Carlos Gutierrez; a deputada do Parlamento Europeu Britta Thomsen; o ministro de Minas e Energia Edison Lobão; o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim; o Presidente da CPFL Renováveis, Miguel Normando Abdalla Saad; o Presidente do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Gustavo Leite; e o Presidente da GranBio, Bernardo Gradin.

Na noite de 27 de junho, acontece a cerimônia de entrega do 4º Prêmio TOP Etanol, que premiará 19 ganhadores em quatro categorias. Outros 18 participantes vão receber menções honrosas. Este ano, a sustentabilidade e a composição de inúmeros produtos desenvolvidos a partir da matéria-prima extraída dos canaviais foram os principais temas abordados nos 375 trabalhos inscritos. O total de inscrições superou em 7% a edição anterior, um novo recorde. Foram 77 trabalhos de jornalismo, 177 fotografias, 111 trabalhos acadêmicos e dez projetos de inovação tecnológica ligados ao tema “Agroenergia e Meio Ambiente”.

Abertura oficial da Semana Mundial da Cana

A cerimônia de abertura do Congresso da ISSCT 2013, às 10 manhã desta segunda-feira, contará com a participação de Rubens Ometto Silveira Mello, Presidente do Conselho de Administração da Cosan e presidente do XXVIII Congresso da ISSCT, e do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV/EESP e Presidente Honorário do XXVIII Congresso da ISSCT.

Na solenidade de abertura, também participam o Presidente da Comissão Executiva e Conselho da ISSCT, Timothy Murray; o Presidente da STAB e Vice-Presidente do XVIII Congresso da ISSCT, José Paulo Stupiello; o Secretário-Tesoureiro do Comitê Organizador do XVIII Congresso da ISSCT, Paulo Uchoa; e o Presidente do Conselho Administrativo do Grupo São Martinho, João Guilherme Sabino Ometto.

Mais informações:

http://www.ethanolsummit.com.br

http://www.issct2013.com.br/

Fonte: Universo Agro