EUA podem ultrapassar Brasil na exportação de frango

EUA podem ultrapassar Brasil na exportação de frango, avalia governo

Estimativa faz parte de estudo divulgado nesta terça

O Brasil corre o risco de perder a liderança na exportação de carne de frango em 2022 ou 2023 para os Estados Unidos, na avaliação do coordenador da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, José Gasques. Ele ressaltou que a projeção do governo brasileiro leva em conta a comercialização externa de 5,2 milhões de toneladas de aves na safra 2020/2021. Essa estimativa faz parte do estudo “Brasil – Projeções do Agronegócio 2010/2011 a 2020/2021”, divulgado nesta terça, dia 14, pela pasta em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Daqui a 10 anos, a expectativa é de que os Estados Unidos ainda estejam atrás do Brasil no mercado internacional, com a venda de 4,6 milhões de toneladas do produto.

– Eles vão aumentar bastante a exportação nos próximos anos e podem nos passar dois ou três anos depois de 2021. Hoje estamos bastante distantes, mas a diferença pode diminuir ao longo do tempo. Temos que nos apressar um pouco – comentou Gasques.

Fonte: Agência Estado