Expobonito destaca compromisso com a sustentabilidade

Ao som do hino de Bonito-MS e do Brasil, entoados pela Banda Municipal Som das Águas, foi aberta oficialmente na manhã deste domingo (31) a Expobonito 2011 – Exposição Agropecuária da cidade conhecida mundialmente pelas belezas naturais. O evento contou com a presença de políticos, pecuaristas, representantes de diversos sindicatos rurais do Mato Grosso do Sul e de entidades de classe representantes do setor agropecuário.

Este evento valoriza a cultura sul-mato-grossense. O agronegócio é responsável por 46% do PIB do município, sendo tão importante para a região quanto o turismo. E para ser produtor rural em Bonito é preciso ter compromisso com o meio ambiente”, destacou o presidente do Sindicato Rural, Marcelo Bertoni, que aproveitou para convidar todos a participar desta grande festa.

O discurso de harmonia entre produção e meio ambiente foi reforçado pelo prefeito da cidade, José Arthur de Figueiredo, e pela secretária de Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa. “Bonito dá aqui um grande exemplo de desenvolvimento sustentável, através da união de duas grandes potencialidades de nossa região: o turismo e a pecuária”, afirmou o prefeito.

É o município espelho para o Estado; exemplo de que a pecuária pode sim caminhar junta com a natureza”, reforçou a Tereza Cristina, que aproveitou para falar sobre o Novo Código Florestal, em especial sobre a emenda 164 que, apoiada por parlamentares da bancada ruralista, tem como objetivo consolidar as áreas de produção agrícola, pecuária, turismo no campo e outras atividades rurais existentes em APPs no país. A proposta surgiu para resolver o problema de produtores rurais que estão na ilegalidade, que não teriam outra forma de subsistência. “Sem ela para nós não resolve. Precisamos que essa emenda permaneça e seja voltada a nosso favor. Estavam deturpando a 164 para a presidente Dilma, porém, após a última reunião que tivemos, o senador Waldemir Moka esclareceu seus pontos reais e principais”, destacou.

Já o presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul), Eduardo Riedel, resumiu que todos os trabalhos estão voltados para resolver estes pontos polêmicos de discussão no país. “Tenho certeza de que iremos chegar a soluções em relação às questões fundiárias e ambientais”. Riedel aproveitou ainda para parabenizar o Sindicato Rural de Bonito pelo trabalho realizado. “A Expobonito está de parabéns. A feira vem crescendo a cada ano graças aos esforços do Sindicato Rural e dos produtores de Bonito e região, que muito colaboram com a pecuária do Estado.

A Expobonito segue até o dia 07 de agosto e conta com leilões de gado de corte, Nelore Elite e equinos para trabalho, esporte, lazer e conformação, além do julgamento da raça Nelore, rodeio (de 03 a 07 de agosto), palestras, desfile de cães, barraca universitária, apresentações artísticas e uma novidade: o 1º Velocross Expobonito, competição sobre duas rodas em pista de terra sem rampas, nos dias 06 e 07. A programação, com a agenda completa de leilões e outros eventos, está disponível no site da feira (www.expobonito.com.br).

A edição deste ano conta com o apoio do Governo Federal, Banco do Brasil, Prefeitura Municipal de Bonito, Contur (Conselho Municipal de Turismo de Bonito), Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Nelore MS (Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore), Casa do Criador – Produtos Veterinários, Macal – Soluções em Nutrição Animal e cerveja Brahma.

Fonte: Assessoria de Imprensa Nelore MS