Exportação de couro bate recorde em abril com receita de US$ 217 milhões

A receita cambial de couros e peles em abril alcançou US$ 217 milhões, aumento de 23,8% ante US$ 175,3 milhões do mesmo mês de 2012. Na comparação com março deste ano, quando a receita foi de US$ 191,5 milhões, houve aumento de 13,3%. De acordo com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com base nos números divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), abril marcou o maior valor mensal da história das exportações brasileiras de couros e peles.

De janeiro a abril, as exportações dos produtos somaram US$ 762,2 milhões, alta de 19,2% ante US$ 639,7 milhões dos quatro primeiros meses do ano passado. Com os resultados, a participação de couros e peles nos itens exportados chega a 1,1%. Para o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, o desempenho positivo da indústria é resultado de uma série de ações da entidade e de promoções comerciais. Entretanto, ele diz em nota que ainda há alguns desafios a serem superados em 2013, como a variação do câmbio, os altos custos trabalhistas e os problemas de infraestrutura no Brasil.

Fonte: O Estadão