Fazendas paulistas terão endereços definidos com tecnologia do Google

Secretário da Agricultura, Gustavo Junqueira mostra endereço digital de fazenda em Pardinhos (SP) (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

Iniciativa vai facilitar a vida de quem mora no campo seja para receber correspondências ou para acionar um serviço de emergência

MARIANA GRILLI – Revista Globo Rural On Line

Quem trabalha no setor do agronegócio está suscetível a passar pela seguinte situação: para visitar uma fazenda enfrenta dificuldades na hora de encontrar a localização de uma propriedade e até mesmo definir uma rota GPS. Pelo menos em São Paulo isso está com os dias contados.

É que governador do Estado, João Doria, anunciou nesta quarta-feira (11) uma parceria com o Google para identificar 340 mil propriedades rurais, criar endereços para cada uma delas e traçar rotas de acesso. “Nos próximos 36 meses, todo o Estado terá seus endereços definidos, gerando inclusão e cidadania”, disse Doria.

A parceria com o Google é uma iniciativa inédita na América Latina e deve impactar dois milhões de paulistas, conforme explicou o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Gustavo Junqueira. “É impressionante que uma pessoa não consiga ser atendida por serviços básicos nesse Estado por não conseguir responder a pergunta básica ‘qual o seu endereço’”, ele disse ao explicar que os próximos seis meses serão utilizados para a consolidação de dados, usando informações como o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Por se tratar de um projeto de pesquisa, Gustavo Junqueira explica que houve dispensa de licitação e não há custo adicional para o Estado. “Esse é um projeto de R$6 milhões, mas grande parte desse recurso é contribuição do próprio corpo de pesquisadores do estado, que já fazem parte do orçamento da secretaria de agricultura. A parte tecnológica o Google está contribuindo, e esse engajamento das cidades será feito por doação, contribuição de empresas privadas que já se dispuseram a portar capital”.

Newton Neto, diretor de parcerias do Google na América Latina, explicou que a composição do endereço deixa de ser o convencional nome de rua, número e CEP, e passa a ser um endereço digital, gerado pela tecnologia Plus Codes. A ferramenta gratuita converte coordenadas de latitude e longitude fornecidas por satélite em códigos curtos, semelhantes aos códigos postais.

“A sensação de inclusão é o que percebemos de imediato em outros lugares do mundo em que o Plus Codes já foi implementado. Depois, todo o ecossistema de bancos, correios e outros serviços serão acionados para que deem a opção do preenchimento de endereço ser pelo código e não apenas nome de rua”, explica Newton.

Daniella Pelosini, produtora de café na cidade de Pardinho, é uma das pessoas que já foi contemplada com o novo endereço. “Eu tenho muitas famílias de funcionários que moram no sítio e para chamar uma ambulância é muito complicado. Às vezes a gente liga e não temos como explicar a rota. Para nós, é fundamental essa questão do endereço tanto na parte de comercialização de produtos, quanto em serviços básicos”, ela afirma.