FCO Itinerante encerra ano com reuniões no interior

Ao longo deste ano, 13 municípios já participaram da programação e receberam as palestras com o intuito de esclarecer os potenciais investidores e assim fomentar as contratações junto ao Fundo – Em Reunião Ordinária, semana passada, instituições repassadoras apresentaram seus relatórios sobre o desempenho das operações indicando que as contratações acumuladas nos últimos quatro anos foram incrementadas em 80,8%

Os encontros regionais do FCO Itinerante encerram a programação deste ano na próxima semana com reuniões nos municípios de Anastácio (dia 23) e Dois Irmãos do Buriti (dia 24). O evento é uma ação itinerante e este ano já passou por 13 municípios mobilizando parceiros com o intuito de divulgar e orientar potenciais investidores para captação de recursos do FCO no Estado. Até setembro 11.537 empreendedores entre micros, pequenos, médios e grandes investimentos nos setores rural e empresarial já haviam sido beneficiados com recursos do Fundo em diversas regiões do Estado.

Conforme destaca o Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Estado (Seprotur), Paulo Engel, o desempenho das contratações do Fundo em Mato Grosso do Sul já somam R$ 818,3 milhões contratados até o mês de outubro deste ano, “um incremento acumulado de mais de 80% em relação a igual período dos últimos quatros anos”. Na retrospectiva das contratações junto ao Fundo – tomando por base o mês de outubro – os valores são os seguintes: R$ 267 milhões (2007), R$ 635 milhões (2008), R$ 635 milhões (2009), R$ 795 milhões (2010) e R$ 818,3 (2011).

A programação prevê palestras esclarecedoras com representantes do Ministério da Integração Nacional (MIN), da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), e do Banco do Brasil. Ao final as instituições parceiras estarão prestando atendimento e tirando possíveis dúvidas dos participantes. A reunião é aberta a empreendedores urbanos e rurais, micro e pequenas empresas e pequenos produtores rurais.

A iniciativa é uma parceria do governo estadual – através da Seprotur, Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) – com o Ministério da Integração Nacional, Superintendência Estadual do Banco do Brasil, Sicredi, BRDE, Banco da Gente, Sebrae/MS, e conta com o apoio das Federações da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), da Indústria (FIEMS), do Comércio (Fecomércio), das Associações Empresariais (FAEMS), dos Trabalhadores (Fetagri/MS), prefeituras municipais e demais instituições ligadas ao setor produtivo de Mato Grosso do Sul.

SERVIÇO

Em Anastácio a programação acontece dia 23 (quarta-feira) às 19hs no Centro de Convenções “Prefeito Cláudio Valério da Silva” – localizado à Rua João Leite Ribeiro, sem número. Mais informações pelo telefone (067) 3245-3540.

Em Dois Irmãos do Buriti a programação acontece dia 24 (quinta-feira) às 19hs no “Espaço Múltiplo Uso” – localizada à Rua Miranda, sem número, Vila Nova. Mais informações pelo telefone (067) 3243-1117.

19h00 – Abertura dos Trabalhos

19h30 – Políticas e diretrizes do FCO – Ministério da Integração Nacional

20h00 – Políticas públicas para o setor produtivo, prioridades e operacionalização do FCO em Mato Grosso do Sul – Seprotur

20h30 – Casos de sucesso com empreendimentos financiados – Banco do Brasil S/A.

21h00 – Perguntas e debates – As instituições parceiras darão atendimento individual aos participantes – Encerramento.

Mais informações pelo telefone 67 3318-5029 (Seprotur).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Seprotur