Fundação MS apresenta resultados de pesquisas desenvolvidas durante última safra de soja

Fundação MS apresenta resultados de pesquisas em sete municípios do Estado, durante o mês de maio. O evento é realizado todo ano com finalidade de divulgar os resultados alcançados com as pesquisas realizadas pela instituição além de esclarecer as principais dúvidas no plantio e manejo de determinada cultura, neste ano, soja.

O diretor executivo da Fundação MS, Renato Roscoe, explica que a divulgação é fundamentada nos resultados obtidos durante a safra atual, sempre após a colheita. A apresentação é feita nos municípios em que a Fundação MS possui base de pesquisa.

Durante as apresentações, Roscoe aborda o tema “Manejo da Fertilidade do Solo para o cultivo da soja” que objetiva mostrar os resultados dos experimentos com fertilizantes e esclarecer dúvidas em relação a eficácia do uso de adubação. “Serão discutidos três tipos de adubação: calcário líquido, níquel e nitrogênio para soja de alta produtividade, todas com apresentação de dados de pesquisas feitas aqui na Fundação”, explica.

Já na palestra do pesquisador, especialista em controle de pragas, José Fernando Jurca Grigolli, que leva o tema Manejo de Pragas e Doenças na cultura da Soja, serão apontados os métodos mais eficazes de prevenção, redução e combate de pragas e doenças da soja. O enfoque será no percevejo marrom, na lagarta da soja e falsa medideira.

Segundo Grigolli os resultados atingidos nas pesquisas com percevejos ainda não são satisfatórios mesmo alcançando até 75% de eficácia na redução da praga. Por outro lado, aquelas feitas com as lagartas são bastante animadoras. “Ainda estamos trabalhando esta questão do percevejo, entretanto, conseguimos redução superior a 80% no problema com lagartas na lavoura. Este resultado supera nossas expectativas”, afirma o pesquisador.

Outra linha de pesquisas abordada nas apresentações é o posicionamento de novas cultivares para a safra 2013/2014, conduzida pelo pesquisador do setor de Fitotecnia Soja Carlos Pitol. As pesquisas mostram aos produtores os resultados de avaliação das cultivares de soja na safra 2012/2013. “Serão apresentados resultados da safra 12/13 e indicações de cultivares de soja baseados no comportamento dos últimos anos”, comenta Pitol.

Fonte: Sato Comunicação