Ministro da Justiça vem para fechar acordo entre índios e produtores

O governador André Puccinelli (PMDB) irá se reunir com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, às 10h30 no Gran Park Hotel, em Campo Grande. Esta visita faz parte da roda de negociação do governo federal com representantes dos indígenas e produtores rurais em relação aos conflitos de terras no Estado.

O ministro marcou esta reunião na semana passada e deve começar a resolver a questão das terras indígenas começando pela fazenda Buriti em Sidrolândia. O governador havia declarado que os produtores teriam que estar em “alerta”, pois a União sinalizou o pagamento das terras com TDA (Título da Dívida Agrária), que segundo ele, não se trata de dinheiro, apenas papel.

Anúncio – O Governo federal anunciou no dia 7 de agosto que vai comprar terras de três áreas para colocar fim aos conflitos entre índios e produtores rurais em Mato Grosso do Sul.

Em reunião com representantes dos índios e produtores, a União estimou em R$ 150 milhões a aquisição de 15 mil hectares de terras para ampliar a reserva Buriti e anunciou as duas próximas prioridades de indenização para devolução de áreas indígenas no Estado.

Os produtores rurais devem aceitar o pagamento de Títulos da Dívida Agrária (TDAs). A decisão pode ser o início para acabar com uma disputa histórica entre índios e produtores rurais.

Fonte: Campo Grande News

Governador recebe ministro para continuar negociação sobre os conflitos indígenas (Foto: Divulgação)