MS já moeu 33 milhões de toneladas de cana, 8,4% a mais que no ano passado

Mato Grosso do Sul já moeu 33 milhões de toneladas de cana-de-açúcar nesta safra, valor que é 8,4% maior que o mesmo período da safra passada, quando o volume era de 30,4 milhões de toneladas.

De acordo com a Biosul (Associação dos Produtores de Bionergia de Mato Grosso do Sul), a previsão de moagem é de 38,6 milhões de toneladas no Estado. A previsão para a produção de açúcar é de 1,91 milhões de toneladas, de 507 milhões de litros de etanol anidro e de alcool hidratado de 1,48 milhões de litros.

Entre 1º a 15 de novembro deste ano, as 22 usinas moeram 1,7 mi de toneladas, enquanto que na safra 2011/2012 esse volume foi de 1,5 milhões de toneladas, 10,44% a mais nessa quinzena.

Nesta quinzena, 34,65% da cana-de-açúcar moída foi destinada para a produção de açúcar, o que é 14,67% a menos do mesmo período da safra passada quando 40,61% do total foi destinada para o alimento. No acumulado, esse índice já é de 36,3%.

Para o etanol, nos primeiros 15 dias de novembro, 65,35% foi destinado para esse produto, enquanto que o total da moagem destinou 63,7% para a produção de etanol.

A quantidade de ATR (Açúcares Totais Recuperáveis) por tonelada de cana-de-açúcar atingiu nesses primeiros 15 dias de novembro 133,14 kg, valor 2% maior quando comparado com a mesma quinzena da safra anterior. Já no acumulado, o ATR/TC está em 138 kg.

Fonte: Campo Grande News