MT deve ter frigorífico apto a vender para China

Mato Grosso teve um aumento de 61,80% em exportações de carne para a China nos últimos dois anos. Em 2010 exportou US$ 35,904 milhões. Já em 2011, chegou a exportar US$ 58,089 milhões. Para esse ano as expectativas são melhores.

O Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), anunciou que novos frigoríficos brasileiros serão habilitados a exportar carne bovina, suína e de aves para o país. O serviço veterinário chinês comprometeu-

se, a acelerar a revisão de documentos para habilitação de mais nove estabelecimentos para exportar carne bovina ao país asiático.

Dentre esses nove, Mato Grosso pode ser um deles na opinião do presidente da Associação dos Criadores de Mato-Grosso (Acrimat), José João Bernardes.

Mato Grosso com certeza será um deles. Nós possuímos o melhor e maior rebanho do país, oferecemos as melhores condições fitossanitárias e os melhores animais”, afirmou.

Mercado – Principal destino das exportações brasileiras, a China foi responsável por mais de 17% do total exportado em 2011, somando US$ 16,5 bilhões. O valor supera 2010, quando as vendas totalizaram US$ 11 bilhões.

Segundo o analista de bovinocultura da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Carlos Garcia, a expectativa para 2012 é excelente levando em consideração a nova abertura para esses frigoríficos.

Mato Grosso deve entrar na lista desses frigoríficos e a maior abertura desse mercado será significativa não só para o Estado, mas para o país como um todo”, conclui. (DG)

Folha do Estado