Palestra gratuita explica como fazer compensação ambiental em áreas rurais

Palestra gratuita explica como fazer compensação ambiental em áreas rurais

Aspectos legais e econômicos da nova lei também serão apresentados logo mais no Sindicato Rural de Campo Grande

Por Aline Oliveira 

Produtores rurais e profissionais do setor interessados em saber detalhes sobre as possíveis formas de compensação ambiental, prevista no Código Florestal, bem como aspectos legais e econômicos, poderão participar de uma palestra gratuita, que acontece hoje, dia 21 de maio, às 18h, auditório no Sindicato Rural de Campo Grande.

Os temas escolhidos para o debate serão ministrados pelo especialista em direito e gestão ambiental, Ramão Jardim e pelo presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Ricardo Éboli. Ambos com conhecimento técnico para esclarecer questionamentos de profissionais do setor, inclusive sob o ponto de vista estadual.

Queremos orientar os produtores, alinhando nosso conhecimento e experiência na realização do CAR, com o auxílio para aqueles que ainda não entenderam como vai funcionar essas questões dentro do cadastro”, afirma Ramão Jardim.

PRAZO CAR

O prazo final para o registro das propriedades rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR) é dia 31 de maio e a compensação ambiental é um dos temas mais complexos para os produtores. A inscrição é obrigatória e quem perder o prazo estará sujeito a penalidades.

Conforme dados do Imasul, até abril já haviam sido contabilizados 58.590 cadastros, cerca de 2 mil a mais que no último levantamento divulgado no início de fevereiro. Deste total, 37.907 cadastros são de pequenas propriedades, 10.597 de médias e 9.971 de grandes propriedades rurais.

SERVIÇO

A palestra “Compensação de reserva legal e comércio de cotas: aspectos legais e econômicos”, é uma realização do Sindicato Rural de Campo Grande. O endereço do evento é Rua Raul Pires Barbosa, 116, Chácara Cachoeira. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (67) 3341-2151

Fonte: Correio do Estado