PIB do agronegócio cresce 5,73% em 2011, segundo a CNA

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio fechou 2011 com alta de 5,73%, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A análise, feita em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, mostra que o setor teve o segundo ano consecutivo de bons resultados: em 2010, o crescimento foi de 7,36%.

Apesar do resultado positivo no acumulado de 2011, o PIB do agronegócio recuou em novembro (0,09%) e em dezembro (0,07%), na comparação com os mesmos meses de 2010. “A crise na Europa e as incertezas em relação à economia americana criaram um ambiente de insegurança, reduzindo o ritmo geral da economia”, avaliou a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu.

Em 2011, o resultado do agronegócio foi influenciado pelo crescimento da produção agrícola e pela alta de preços.

Entre as culturas, destaque para o desempenho do algodão, que registrou alta de 106,64% em seu faturamento, quando comparado à média de preços praticados em 2010. Esse resultado foi impulsionado pela forte demanda externa pela fibra, que permaneceu em alta na maior parte do ano. O café e o milho também acumularam crescimento significativo em 2011, ambos em torno de 34%. Destaque, também, para a pecuária, cujo PIB cresceu 8,85%, reflexo do aumento dos preços de todos os produtos, com exceção da carne suína.

Fonte: Revista Globo Rural