Preço agropecuário cai 3,8% em julho, diz IEA

O Índice de Preços Recebidos pelo produtor de São Paulo (IqPR) encerrou julho com queda de 3,80%, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola, (IEA). Se a cana-de-açúcar, principal cultura do Estado, não fosse considerada, IqPR seria negativo em 3,77% no período. Mesmo com a queda no mês passado, o IqPR ainda acumula alta de 27,88% nos últimos 12 meses e de 15,88% no ano, se desconsiderada a cana.

De acordo com o IEA, o IqPR-V (índice de produtos de origem vegetal), que inclui a cana, apontou queda de 6,75% em julho, mas acumula alta de 31,54% em doze meses. Já o IqPR-A (relativo aos produtos de origem animal) teve altas de 4,11% no mês passado e de 16,28% durante este ano.

Apenas produtos de origem animal tiveram altas em julho, ante igual período de 2010, segundo o IEA. A carne suína liderou a alta entre os preços avaliados, com aumento de 26,09% no período. Carne de frango (8,84%), leite C (6,17%), leite B (4,77%) e carne bovina (0,97%) completaram as altas no mês de julho entre todos os 20 produtos agropecuários avaliados pelo IEA.

Fonte: DCI