Reforma Agrária será retomada no MS após três anos parada

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) já depositou na Justiça Federal os recursos que garantem a posse da fazenda Nazareth e novas famílias poderão ser assentadas na área em Mato Grosso do Sul.

A informação foi dada pelo superintendente do Incra nesta terça-feira (2), Celso Cestari, durante o Seminário Estadual sobre Reforma Agrária, realizado na Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar), em Campo Grande.

A fazenda Nazareth fica em Sidrolândia, e tem uma área de 2,5 mil hectares, o que vai possibilitar assentar 177 famílias no local. Até o final do ano, o Incra espera ter concluído a demarcação dos lotes e das áreas de preservação.

A reforma agrária no Mato Grosso do Sul ficou parada por três anos por conta da Operação Tellus, promovida pela Justiça Federal e pelo Ministério Público Federal, e que condicionou a continuidade do programa à realização de vistoria nos lotes dos assentamentos da região sul do Estado e a retomada das parcelas ocupadas irregularmente.

Celso Cestari também contou que cinco novas áreas estão com seus processos de desapropriação adiantados, podendo ser concluídos até o final do ano. Segundo o superintendente, as famílias só vão entrar nas suas parcelas depois que os créditos estiverem disponibilizados.

As famílias têm que entrar nos lotes com a garantia dos créditos iniciais que são o Apoio Inicial, de R$ 3,2 mil, o Fomento, de mais R$ 3,2 mil, e o crédito Habitação, que agora vai para a Caixa Econômica Federal, através do Programa Minha Casa Vida modalidade Rural.

Fonte: Campo Grande News