Senar investe na alfabetização rural de adultos

Em Mato Grosso, 500 agricultores serão atendidos pelo programa até o final do ano

Dorvina Maria de Oliveira, 42 anos, é uma pequena agricultora no assentamento Chão do Amanhã, no município de Sorriso, em São Paulo. Aos 16 anos, ela interrompeu os estudos, ainda no ensino primário, para se dedicar à família e ao trabalho. “De lá para cá, não tive a oportunidade de retornar à escola devido às dificuldades com o transporte até a cidade e também por não ter com quem deixar meus filhos”, afirma a produtora. Com o objetivo de reduzir os índices de analfabetismo e tentar dar uma nova oportunidade para pessoas como dona Dorvina, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) realiza o programa de educação profissional Alfabetização de Jovens e Adultos.

Queremos proporcionar, além da leitura e escrita, conhecimento e condições para que esses cidadãos que vivem na zona rural possam participar dos cursos de capacitação profissional e ocupar novos postos de trabalho”, disse o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado.

Criado em 1999, o programa de alfabetização do Senar-MT alcançou 13 municípios em 2010, e neste ano a meta é abranger 20 municípios – o que corresponde a um aumento de 53%. A projeção é de que ao final do ano, mais de 500 pessoas tenham sido atendidas pelo programa.

As aulas ocorrem quatro vezes por semana, sempre no período noturno, e os alunos passam pelo menos três horas em sala. Lá, aprendem a trabalhar a relação interpessoal, interpretação de textos, leitura, escrita, além de trocarem experiências entre si. A professora Marta Loffi relata que no grupo de Sorriso, composto por 17 pessoas, muitos são idosos. “Muitos dos nossos alunos têm dificuldades de locomoção e de visão, e isso torna a evolução do aprendizado um pouco mais lenta. Mas todos exibem uma disposição enorme, o que motiva todo o grupo. Isso é uma grande lição”.

O supervisor do Senar, Dorvalino Karlinski, explica que, além do aprendizado educacional, a entidade firmou uma parceria com o Instituto Lions da Visão para a realização de consultas oftalmológicas e entregas gratuitas de óculos aos participantes.

Ao término do curso, que tem duração de quatro meses, os participantes recebem certificados. Para participar, os interessados devem entrar em contato com os sindicatos rurais.

Os municípios atendidos são: Apiacás, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Cáceres, Campinapólis, Canabrava do Norte, Carlinda, Colíder, Cotriguaçu, Figueiropólis, Jaciara, Jauru, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães, São Félix do Araguaia, São José do Xingú, São José do Rio Claro, Sorriso e Alto da Boa Vista.

Fonte: Revista Globo Rural