Senar/MS capacita produtores em Bela Vista

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul) realiza essa semana o curso de Beneficiamento e Transformação da Mandioca, que será realizado entre os dias 27 e 29 de maio, no município de Bela Vista. O Senar realiza semanalmente uma série de capacitações voltadas ao desenvolvimento econômico, profissional e social do trabalhador rural de Mato Grosso do Sul. Entre os dias 27 e 28 de maio, mais 26 cursos terão início em vários municípios do estado.

O aproveitamento da raiz é o ponto de partida do curso em Bela Vista, que ensina técnicas de processamento da mandioca, higiene e limpeza no preparo dos alimentos, valor nutritivo, embalagem, além de receitas variadas que utilizam a raiz, casca e folha da mandioca, tais como, chipas, pães de queijo, pudins, tortas, croquetes, coxinhas, bolos e doces variados.

De acordo com a instrutora do Senar, Bernadete Ottebasch do Nascimento, a capacitação é de grande valor e os participantes aplicam as técnicas em seu cotidiano, inclusive para ações de incremento à economia da família. “É gratificante ver que muitas pessoas saem do curso já sabendo o que querem fazer, com projetos de produzir produtos à partir da sua plantação caseira de mandioca e vender essa produção nas feiras”, pontua a instrutora, que destaca ainda a ampla possibilidade de receitas à base de mandioca. “Durante o curso ensinamos cerca de 14 receitas, más há uma possibilidade muito grande de produtos à base da raiz. No total, existem mais de 700 receitas”.

A capacitação é gratuita e acontece no Sindicato Rural de Bela Vista. Estão disponíveis 12 vagas e é necessário ter mais de 18 anos para efetuar a inscrição. Mais informações pelo (67) 3439-1460.

Mais informações sobre a programação de cursos do Senar, no site www.senarms.org.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul