Senar/MS vai oferecer cursos para 4,8 mil produtores de Água Clara

O convênio assinado nessa quarta-feira (20) entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SenarMS) e a Prefeitura de Água Clara, possibilitará a disposição de cursos de capacitação e palestras aos 4,8 mil habitantes da zona rural daquele município. Os cursos vão variar de acordo com a necessidade dos produtores de Água Clara e a prefeitura disponibilizou uma mobilizadora para o monitoramento dos reais interesses da população rural.

Água Clara ainda não dispõe de um sindicato rural e por isso o SenarMS (Sistema Famasul) assinou o convênio com a prefeitura da cidade, que passa a ser o intermédio entre o produtor e a instituição. “Os produtores daquela região eram atendidos por meio dos cursos oferecidos em parceria com outros sindicatos. Com a prefeitura os representando, podemos fortalecer a atividade rural gerando formação profissional e a promoção social”, afirma diretor técnico do Sistema Famasul, Clodoaldo Martins.

Para iniciar a parceria com a Prefeitura de Água Clara, o projeto Pingo d’Água, que leva tratamento odontológico para a comunidade rural, já está presente no município e deve permanecer até a próxima sexta-feira (22). O atendimento odontológico é oferecido em um ônibus adaptado com estrutura odontológica completa.

Para o desenvolvimento de um município são necessárias parcerias efetivas. Temos produtores rurais que nunca receberam orientações, mas nessa gestão queremos dinamizar as capacitações, dando qualidade de vida e nova fonte de renda para quem habita a zona rural”, afirma o prefeito de Água Clara, Silas José da Silva.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul