Setor agrícola em MS atrai cooperativas de outros estados

A segunda reportagem da série do Bom Dia MS sobre cooperativismo mostra grupos de outros estados que aproveitaram oportunidades no mercado em Mato Grosso do Sul, especialmente no setor agrícola.

Um desses casos é o da cana-de-açúcar. A cultura ocupa atualmente 650 mil hectares no estado. Há 22 usinas em funcionamento e outras duas estão em processo final de instalação. O movimento atraiu uma cooperativa paulista que já atua em quatro estados e conta com 9 mil cooperados. A loja inaugurada há um ano vende insumos e equipamentos agrícolas e dá assistência aos associados na região de Dourados, no sul do estado.

Em Campo Grande, associados estão gastando menos com a engorda dos animais, pois passaram a adquirir insumos de uma cooperativa que surgiu no interior paulista e que está em Mato Grosso do Sul há dez anos, atuando em 10 municípios.

Os investimentos privados ajudam a incrementar o setor. Atualmente existem 106,2 mil associados de cooperativas no estado. São gerados cerca de 4,5 mil empregos e movimentados mais de R$ 2,7 bilhões por ano. Das 103 cooperativas em atividade no estado, metade está ligada ao setor agrícola.

Para ler mais notícias do G1 MS, clique em g1.com.br/ms. Siga também o G1 MS no Facebook e por RSS.