Suinocultura: Senar/MS capacita cerca de 7 mil alunos em 2019

Suinocultura: Senar/MS capacita cerca de 7 mil alunos em 2019

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural possui capacitações voltadas às principais cadeias de produção agropecuária do estado, dentre elas está a suinocultura. Entre janeiro e 15 de maio, aproximadamente 7 mil alunos nos cursos de FPR – Formação Profissional Rural e PS – Promoção Social.

No período analisado, cerca de 600 cursos já foram realizados em suinocultura, totalizando 5,6 mil participantes. Na PS foram 73 capacitações, com quase mil pessoas atendidas. Além disso, ao longo deste ano já foram promovidas 3 qualificações sobre Biosseguridade, um dos temas sobre a cadeia produtiva, que contou com 34 participantes.

Granja Plus – Além das capacitações citadas, o Senar/MS oferece aos produtores rurais do estado o Granja Plus que, em Mato Grosso do Sul atende 60 suinocultores. Deste total, 48 estão localizados região da grande Dourados, nos municípios de Caarapó, Deodápolis, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Ivinhema, Jateí e Vicentina.

Segundo a coordenadora do programa, Fernanda Lopes de Oliveira, mais 3 municípios receberão o programa. “Jateí e Brasilândia receberão novas turmas para auxiliar os suinocultores da região. No município de São Gabriel do Oeste também está previsto para iniciar um novo grupo”, afirma Oliveira que também é analista técnica do Senar/MS.

Até este mês o Granja Plus já abriu 8 turmas do curso Saúde e Segurança na Avicultura e Suinocultura e 7 turmas da capacitação com o tema 5S. Pelo programa também já são 5 turmas do curso Negócio Certo Rural, que proporciona a capacitação da gestão na propriedade.

Para solicitar assistência técnica em sua propriedade, procure o sindicato rural do seu município. Quer se informar mais sobre os cursos? Entre no site do Senar/MS e saiba mais. Você pode conferir a matéria de Mercado Agropecuário aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis