Terceiro frigorífico habilitado a exportar para China reforça avicultura

A avicultura de Mato Grosso do Sul ganha reforço expressivo com a habilitação de mais um frigorífico para exportação à China. O frigorífico Frango Bello, instalado no município de Itaquiraí, foi liberado no último dia 22 pelas autoridades sanitárias daquele país e passa a ser a terceira indústria capacitada a atender o mercado chinês no Estado.

A China é o terceiro maior consumidor da carne de frango sul-mato-grossense, respondendo pelo consumo de 15,58% da produção do ano passado. Fica logo atrás do Arábia Saudita e do Japão, que importaram 24,34% e 24,28% da produção, respectivamente.

Os administradores do Frango Bello ainda estudam qual a porcentagem do abate diário que deve ser destinado à Àsia. Atualmente a indústria abate 90 mil aves diariamente e gera em torno de 1,2 empregos, entre diretos e indiretos, em um município com aproximadamente 18 mil habitantes.

O Informativo da Casa Rural, publicação da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), indica cenário positivo para o setor. Além do preço médio da ave abatida – que cresceu em janeiro o equivalente a 9,8% comparado ao mesmo período de 2012 – aumentou também o número de abates de aves no Estado, somando 13,1 milhões de animais no mesmo período. Um resultado que representa acréscimo de 5,42% em relação ao volume abatido em dezembro de 2012 e aumento de 3,42% em comparação com janeiro do ano passado.

Mesmo com a modesta estimativa de crescimento de 3% nas exportações nacionais de aves em relação a 2012 e de 1,5% na produção, a habilitação do novo frigorífico para o mercado chinês eleva a importância de Mato Grosso do Sul para o setor avícola nos próximos anos.

Fonte: Famasul