Vigilância contra aftosa terá mais um posto na fronteira com o Paraguai

O trabalho de prevenção na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai contará com o apoio do Exército em mais um posto de controle em um ponto considerado de maior vulnerabilidade. Atualmente seis postos estão em operação. A decisão foi tomada nessa segunda, dia 30, durante uma reunião realizada entre autoridades federais e estaduais, em Campo Grande (MS).

Na audiência, os participantes avaliaram as ações de vigilância que vêm sendo promovidas na divisa com o país vizinho. Eles também discutiram as estratégias adotadas na região até o momento. As medidas em andamento serão mantidas por tempo indeterminado.

Desde a notificação do segundo foco de febre aftosa no Paraguai, no dia 3 de janeiro, fiscais federais agropecuários e médicos veterinários dos serviços veterinários estaduais de todo o Brasil estão atuando na faixa de fronteira internacional no trabalho de prevenção em 14 postos fixos, nove barreiras volantes e, principalmente, na vigilância em propriedades consideradas de maior risco. As ações também contam com a colaboração da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Polícia Federal e do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) do Estado de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Canal Rural