Workshop debate pesquisas do setor rural em MS

As entidades de pesquisa que compõem o Fórum Permanente de Pesquisas Agropecuárias (FPPAgro-MS) de Mato Grosso do Sul realizam, nos próximos dias 27 e 28 de novembro, um workshop para levantamento de estudos técnicos na área rural. Entre as principais pautas do evento estão a ampliação das estações meteorológicas em Mato Grosso do Sul e a sistematização de um banco de dados para divulgação das pesquisas já realizadas em todo o Estado. O workshop foi marcado nessa quarta (31), durante reunião na sede da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).

O Fórum, criado em maio desse ano, tem como principal objetivo o alinhamento dos estudos do setor rural através da união das instituições de pesquisa e ensino. “Vamos evitar sombreamento das ações e unificar esforços para agilizar recursos, mão de obra e aplicação dos estudos que podem contribuir para evolução do agronegócio”, disse o presidente da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar/MS), Ademar Silva Junior.

Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja de MS e diretor tesoureiro da Famasul, Almir Dalpasquale, outro benefício do Fórum é a analise dos gargalos do setor. “Cada entidade tem sua visão sobre as dificuldades do setor e poderá contribuir com o que tem de melhor: o conhecimento”, diz Almir.

Participam do FPPagro-MS a Famasul, Senar/MS, Aprosoja/MS, Funar, Fundação MS, Fundação Chapadão, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), Embrapa Pantanal e Embrapa Gado de Corte, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Universidade Federal de MS (UFMS) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Fonte: Sato Comunicação