18 de agosto: Dia Nacional do Campo Limpo

MS: Dia Nacional do Campo Limpo promove conscientização ambiental em Campo Grande

A 7ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo será realizada no próximo dia 18 de agosto em todo Brasil. O principal objetivo da data é levar as comunidades do entorno das unidades de recebimento de embalagens à reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à preservação do meio ambiente, por meio de um exemplo de sucesso que é o Sistema Campo Limpo (logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas).

Para celebrar a data, comemorada em 18 de agosto, a unidade de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos de Campo Grande (MS), gerenciada pela Associação Campo-Grandense das Revendas Agrícolas (Acra), realizará, com a parceria da Secretaria de Educação do Município e com o inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de agrotóxicos para a destinação das embalagens vazias de seus produtos -, o dia de Portas Abertas, quando a comunidade local terá a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de uma unidade do Sistema Campo Limpo.

Na ocasião, será realizada uma solenidade de abertura com autoridades locais e demais públicos envolvidos. Alunos de escolas estaduais e municipais (incluindo oito municípios – dentre eles: Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste) visitarão o interior da central, participarão de palestras, plantio de mudas, assistirão a um filme e receberão lanche.

Ainda como parte das atividades, alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental das escolas envolvidas nas comemorações podem participar dos concursos de desenho e redação, ambos com etapas local e nacional. O tema do concurso de desenho é “Cuidar do campo é cuidar da vida” e do concurso de redação é “O meio ambiente e as embalagens do campo: tudo a ver!”.

A iniciativa une todos os participantes do Sistema Campo Limpo para divulgar os resultados alcançados e destacar o compromisso socioambiental para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável pelo bem do campo, do planeta e das futuras gerações. O trabalho pioneiro, que já é referência no Brasil e no mundo, destina de forma ambientalmente correta 94% das embalagens plásticas vazias que são comercializadas anualmente.

SERVIÇO

Dia Nacional do Campo Limpo na Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Campo Grande

Data: 18 de agosto de 2010

Horário: das 7h00 às 15h30