48ª EXPOBEL: Abertura da feira destaca importância das entidades representativas

Foto: BV News

A solenidade de abertura da 48ª Exposição Agropecuária de Bela Vista (EXPOBEL), que aconteceu nesta sexta-feira, 12 de julho, foi marcada por discursos que destacaram a importância das entidades representativas para o segmento rural brasileiro. O presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Leandro Mello Aciloy (o Dindo), disse que o agronegócio é o único setor da economia nacional que apresenta saldo positivo, empregando cerca de 18 milhões de trabalhadores, gerando até maio deste ano, 50 mil postos de trabalho com carteira assinada. “Em 2018, o agronegócio representou 23,5% do PIB”, lembrou.

Para ele, o protagonismo do agronegócio se deve à união e à organização da classe produtora por meio das entidades representativas, como os sindicatos rurais patronais, associações e federações. “Historicamente, essas instituições vêm exercendo papel fundamental no que diz respeito à garantia de direitos e na defesa de interesses coletivos. Além disso, promovem o conhecimento por meio da oferta de capacitação profissional, orientação jurídica, informações sobre mercado, dados estatísticos e tendências tecnológicas. A atuação dessas entidades contribui, ainda, para a criação e a ampliação de programas de custeio e linhas de financiamento para o setor. As pautas de reivindicações de cada segmento da atividade agropecuária norteiam os governos na construção de políticas públicas voltadas para as populações do campo”, enfatizou.

Dindo lembrou que a suspensão do imposto sindical compulsório dificultou o trabalho dos sindicatos patronais, e que esses vêm buscando alternativas de financiamento. “O Sindicato Rural de Bela Vista retomou os leilões mensais com a finalidade de movimentar a comercialização de gado na região e garantir receita para pagamento das despesas da instituição”, contou.

Em seu discurso, o presidente Dindo pediu aos produtores rurais que se associem aos sindicatos patronais dos municípios onde produzem, e participem de forma efetiva das ações e decisões das entidades. De forma que essas instituições possam continuar contribuindo com as populações rurais.

O diretor-secretário do Sistema Famasul, Frederico Stella parabenizou a atuação e a coragem de Leandro Mello Acioly à frente do Sindicato Rural de Bela Vista, especialmente no que diz respeito a realização da 48ª EXPOBEL. “Mesmo passando por um momento de dificuldade, sem a contribuição sindical, você e todos da diretoria, se propuseram a realizar uma feira deste porte”, destacou o diretor-secretário.

Sobre o papel das entidades sindicais, Frederico Stella disse que na atual conjuntura do país, só irão se manter as entidades que realmente contribuírem com a sociedade. “Como o Sindicato Rural de Bela Vista, que desde o começo do ano já ofereceu 66 cursos de capacitação no município, levando conhecimento para o produtor e trabalhador rural, melhorando a produtividade e a lucratividade das propriedades, bem como a qualidade de vida das pessoas que vivem no campo”.

Frederico Stella lembrou ainda que programas do Sistema Famasul e SENAR/MS, como Saúde do Homem e da Mulher Rural, Agrinho, Pingo D’água (tratamento odontológico gratuito) e as AteGs (Assistência Técnica e Gerencial), só são possíveis graças as parcerias realizadas com os sindicatos rurais patronais, prefeituras e governo do Estado.

O Prefeito Municipal de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites, destacou a importância da EXPOBEL para a economia de Bela Vista. “Nós colaboramos para que a EXPOBEL continue sendo esse evento de sucesso todos os anos e traga benefícios para nossa população.”

Benites disse ainda, que a prefeitura tem sido parceira das ações do Sindicato Rural, contribuindo para o fortalecimento e o crescimento do agronegócio local. “Agora que estamos com a casa mais organizada, estamos investindo na infraestrutura de Bela Vista, especialmente na área rural, com a construção de novas pontes e a manutenção de estradas, auxiliando os produtores rurais nos quatro cantos do nosso município”, garantiu.

Representando o governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o assessor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Dácio Queiroz da Silva, destacou a história da EXPOBEL e parabenizou o Sindicato Rural de Bela Vista, que vem realizando a feira há 48 anos, com competência e compromisso com a classe produtora.

Na cerimônia de abertura da 48ª EXPOBEL estiveram presentes produtores rurais, sócios da entidade; autoridades locais; e a imprensa de Bela Vista. A feira segue até o dia 21 de julho de 2019, no Parque de Exposição Rio Apa.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Sindicato Rural de Bela Vista