Agricultores terão assistência técnica gratuita

A partir do segundo semestre desse ano, agricultores do Mato Grosso do Sul poderão se inscrever no Soja Plus, programa que oferecerá aulas teóricas em sala de aula para 500 produtores rurais do Estado e, a partir de 2014, os beneficiará com assistência técnica de forma gratuita. O lançamento do programa aconteceu no Circuito Aprosoja, nessa terça-feira (14), durante a 49ª Expoagro, no parque de exposições de Dourados.

Aproximadamente 200 produtores rurais participaram do lançamento do Soja Plus, que orientará os agricultores de MS quanto a qualidade de vida no trabalho, melhores práticas de produção, viabilidade financeira e econômica, qualidade do grão produzido e responsabilidade social. Os cursos voltados a essas temáticas, serão oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), com carga horária de 16 e oito horas, variando de acordo com o tema abordado e a necessidade do grupo de agricultores.

Nossa meta é tonar o Soja Plus o maior programa de gestão de propriedade rural do país, preparando o produtor para atender as demandas de forma mais sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental”, afirmou o palestrante e gerente de sustentabilidade da Associação das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Bernardo Pires, que desenvolve o mesmo programa no Mato Grosso.

Após a sala de aula, os agricultores que mantiverem interesse ao projeto, receberão em suas propriedades um técnico que analisará a atual situação da propriedade e passará orientações de acordo com a realidade social e econômica do proprietário.

De acordo com o presidente da Associação dos Produotes de Soja (Aprosoja/MS), Almir Dalpasquale, quem ganha com o Soja Plus é o produtor e a sociedade, com maior qualidade no produto. “A soja é a principal cultura agrícola do Brasil, em volume e geração de renda. Quem se detém a essa atividade, precisa estar informado, atualizado e atento às tecnologias, que beneficiarão toda a comunidade, direta ou indiretamente”, destacou o presidente.

O Soja Plus é uma parceria entre a Aprosoja/MS, Senar/MS, Abiove e Federação da Agricultura e Pecuária (Sistema Famasul). E além dos cursos relacionados à legislação trabalhista rural (NR 31), sobre qualidade de vida no trabalho e capacitação, orientará os produtores sobre as normas de instalações nas propriedades rurais de depósito de embalagens, tanque de combustível e alojamentos.

Os técnicos responsáveis pelas assistências distribuirão kits compostos por placas de advertência, adesivos e formulários de controle para serem utilizados nas propriedades, facilitando ao produtor atender aspectos exigidos pela legislação.

Para se inscrever os interessados devem acessar o site da Aprosoja/MS (www.aprosojams.org.br), associarem-se gratuitamente e buscarem mais informações no sindicato rural do seu município ou diretamente na sede do Sistema Famasul.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul