Após chuvas, agricultores aceleram ritmo de plantio da soja em MS

O plantio da safra 2012/2013 da soja, que andava em um ritmo lento em Mato Grosso do Sul, foi acelerado nos últimos dias em razão das chuvas fortes que atingiram o estado. A informação é do diretor executivo da Associação dos Produtores de Soja local (Aprosoja/MS) e assessor técnico da Federação de Agricultura e Pecuária (Famasul), Lucas Galvan.

Segundo Galvan, o plantio de soja estava liberado no estado desde a segunda quinzena de setembro, com o fim do vazio sanitário da cultura, mas com a estiagem deste período, os produtores estavam aguardando uma boa quantidade de chuvas para que o solo acumulasse umidade, oferecendo boas condições de germinação das sementes.

Em razão dessa espera, até o dia 10 de outubro, apenas 2% dos cerca de 2,069 milhões de hectares que deverão ser plantados com a cultura no estado neste ciclo já haviam sido semeados. “Ainda não fizemos um novo levantamento desde a semana passada, mas pelas informações que coletamos, com as chuvas dos últimos dias, pelo menos 10% da área foi semeada”, comenta.

O agrometeorologista da Embrapa Agropecuária Oeste, Cláudio Lazzarotto, confirma que o plantio foi acelerado nos últimos dias principalmente na região sul do estado, um dos principais polos de produção da oleaginosa. “Em Maracaju [a 162 quilômetros de Campo Grande] choveu nesta terça-feira 70 milímetros e em Dourados [a 225 quilômetros da capital] 38 milímetros. O produtor não espera mais a chuva, pois sabe que ela vem. Ele precisa é aproveitar esse momento”, recomenda.

De acordo com o diretor executivo da Aprosoja/MS, até 15 de novembro é um bom prazo para que o produtor faça o plantio da safra de verão, mas, como a maioria também faz o cultivo no inverno (safrinha) e que evitar atrasos, grande parte da semeadura ocorre no mês outubro.

Galvan disse ainda que em razão da alta da oleaginosa no mercado internacional a venda antecipada da safra 2012/2013 também está ocorrendo de maneira muito rápida, chegando ao patamar de 45% da produção estadual, e com preços elevados, que variam de R$ 50 a R$ 60 a saca de 60 quilos.

Estimativa

Conforme o primeiro levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado no início de outubro, o estado deve produzir no ciclo 2012/2013, entre 6,084 milhões de toneladas e 6,248 milhões de toneladas de soja, o que representa um percentual de crescimento entre 31,5% e 35% em relação ao ciclo passado, quando foram colhidos 4,628 milhões de toneladas.

O aumento da área plantada com o grão deve oscilar entre 11% e 14%, variando de 2,014 milhões de hectares a 2,069 milhões de hectares, contra os 1,850 milhão de hectares da safra passada.