Após protesto, Incra busca R$ 40 mi para infraestrutura em assentamentos

Celso Cestari foi a Brasília para reuniões no MDA e direção nacional do Incra

Após protesto cobrando maior infraestrutura nos assentamentos, o superintendente do Incra (Instituto Nacional de Reforma Agrária de Colonização),Celso Cestari, foi a Brasília em busca de R$ 40 milhões. Metade dos recursos é para dotar os assentamentos de rede de água e a outra parte para abertura de estradas.

No Distrito Federal, Cestari terá reuniões no MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e Incra. Ontem, com faixas e cartazes, um grupo da FAF (Federação da Agricultura Familiar) denunciou que os assentados vivem em condições precárias.

Ao presidente do Incra, eles relataram que no assentamento Torre de Pedra, em Corguinho, é preciso caminhar de 5 a 10 km com balde na cabeça em busca de água potável. O assentamento foi criado em 2008. Também foi questionada a falta de estradas e a demora na construção de casas. Após a reunião, o grupo deixou a sede do Incra em Campo Grande.

A direção do Incra, por sua vez, aponta contingenciamento de recursos por parte do governo federal. Para 2012, Mato Grosso do Sul tinha previsão de R$ 70 milhões, mas 30% do valor foi contingenciado. O Estado tem 178 assentamentos.

Fonte: Campo Grande News