Câmara Setorial quer mais rigor sanitário no leite produzido em MS

Enquanto o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) tenta uma nova prorrogação da entrada em vigor da instrução normativa 51, que prevê regras rígidas na produção leiteira, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite de Mato Grosso do Sul quer uma legislação mais rígida no Estado. A solicitação para a criação de uma normativa estadual, nos parâmetros da normativa nacional, foi discutida ontem (13) e será formalizada pela Câmara ao governo nos próximos dias.

Para o coordenador da Câmara, Ronan Salgueiro, a medida pode trazer avanços para os produtores. “Se o produtor estiver apto para atender as exigências no Estado, terá ainda mais capacidade para se destacar no cenário nacional. O Brasil está de olho no MS. Com a vinda de uma indústria de produtos lácteos de grande porte (Brasil Foods), precisamos nos preparar”, ressalta. A Brasil Foods confirmou, em novembro, a compra da Heloísa Indústria e Comércio de Produtos Lácteos Ltda., do grupo Vencedor, com sede na cidade de Terenos. A unidade é direcionada à produção de queijos e outros derivados do leite.

Na reunião foram discutidas outras ações para fomentar a cadeia no Estado. “Precisamos sensibilizar a sociedade para a importância do leite. E o nosso produtor deve ser valorizado”, aponta. Entre as metas para 2012 está a viabilização de um diagnóstico mais preciso sobre a produção de leite no Estado. “Temos dados que nossa produção oscila entre 700 e 600 mil litros/dia, mas queremos outros indicadores para nos auxiliar”, conta Ronan.

A Câmara é composta por representantes de entidades ligadas ao setor, entre elas, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Embrapa, Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), entre outras entidades.

Fonte:  Assessoria de Imprensa