Sindicato Rural de Bela Vista MS

Com nova alta, preço do ovo apenas retorna ao mesmo valor de um ano atrás

Efetivamente, nos dez primeiros dias de negócios de fevereiro corrente, o ovo experimentou valorização de 27%, enquanto em idêntico período de fevereiro de 2011 (1 a 11) essa valorização ficou em não mais que 15%.

Tem um detalhe, porém: em 2011, o ovo iniciou fevereiro com a mesma cotação de abertura de ano. Assim, em 12 de fevereiro já registrava cotação 20% maior que do início do ano. Em 2012, a abertura do ano esteve tão adversa que fevereiro foi iniciado com mais de 10% de perda em relação ao preço de abertura do ano. Assim, o que agora aparenta ser um ganho brutal é, na verdade, bastante inferior ao de fevereiro/11.

E tanto isso é verdade que, mesmo com a forte valorização no período, o ovo apenas retornou ao mesmo valor obtido um ano atrás. Ou seja: continua registrando perdas, pois inflação e custo tiveram evolução significativa.

Mas o que importa, mesmo, é destacar que no momento o ovo ainda está sendo comercializado por um valor real menor que o registrado há um ano. Assim, falar em dificuldade de repasse de preço ao consumidor é tentar, antecipadamente, artificializar um mercado que, nas próximas semanas, só tende a valorizar-se mais e mais. Afinal, contados a partir de hoje, apenas 10 dias nos separam do início da Quaresma.

Fonte: Avisite