Sindicato Rural de Bela Vista MS

Cresce presença do agronegócio na internet

O perfil do homem do campo está mudando. O computador e tantas outras novas tecnologias conquistaram produtores e empresários do setor agrícola. Estas pessoas perceberam que sem a internet, perde-se dinheiro, mercado e informações muito importantes nos dias atuais. Com isso, o número de pessoas que estão acessando sites especializados cresce cada vez mais.

Atualmente, o agronegócio tem sido um dos setores mais procurados na internet para quem está investindo em novos portais e sites de serviços específicos focados neste setor. Recentemente o TerraForum Consultores realizou uma pesquisa que comprovou este fenômeno. O estudo divulgado pela consultoria demonstra que há um grande espaço para o crescimento de uso de ferramentas web dentro da cadeia do agronegócio e que o resultado é sentido na outra ponta, onde estão inclusas todas as pessoas ligadas a cadeia agrícola – estudantes, produtores, empresários, etc – que são “bombardiados” diariamente com informações e também com oferta de melhores produtos e preços.

O crescimento do acesso à internet dentro do agronegócio ainda avança em outras direções. O aumento direto da utilização das redes sociais como Twitter e Facebook pelos profissionais do setor mostram uma abordagem inédita no mercado sobre como as empresas integrantes da cadeia do agronegócio estão agregando valor aos seus serviços por meio das facilidades digitais, como interatividade e compartilhamento. Segundo o TerraForum, o fortalecimento do relacionamento entre empresas e pessoas que atuam nas diversas redes de negócios já promove benefícios. Representantes do agronegócio podem trabalhar globalizados, trocando experiências de forma mais dinâmica. Mesmo sendo um setor com padrões tradicionais, a ampliação do acesso à internet e às redes digitais por todo o campo promove um novo ambiente de negócios.

Aves e suínos- A “invasão” do agronegócio na internet também destaca duas cadeias de suma importância para a economia brasileira – a avicultura e a suinocultura. Representantes dos setores têm aumentado sua participação dentro do mundo digital, o que justifica o crescimento no acesso destas pessoas em sites especializados.

Sites setoriais, como Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial por exemplo, registraram mais de 100% de crescimento em seus acessos mensais nos últimos dois anos, o que remete a inclusão dos setores avícola e suinícola dentro da web. De acordo com os dados do Google Analytics, somente em abril de 2010, o site Avicultura Industrial registrou 70 mil acessos ante 113 mil em abril de 2011. Já o site Suinocultura Industrial teve 42 mil acessos versus 73 mil no mesmo período.

Outro reflexo da inserção dos setores avícola e suinícola na internet também podem ser sentido nas redes sociais. De 2009 até os dias de hoje, a multiplicação de perfis no Twitter, Facebook, Linked In e YouTube ligados diretamente à avicultura e à suinocultura é visível. A Gessulli Agribusiness, por exemplo, foi pioneira ao contar com contas nas redes mais populares. Somente do último ano, de acordo com a empresa, o número de seguidores do perfil @gessulli [no Twitter] triplicou – entre eles, entidades representativas dos setores, profissionais renomados do agronegócios, universidades e centros de estudos, entre outros. “As redes sociais permitiram uma maior interação da Gessulli com seu leitor, que agora conta com um canal direto de comunicação para solicitar informações, difundir pautas e divulgar trabalhos, produtos e experiências”, acredita a diretora da Gessulli Agribusiness, Andrea Gessulli.

Destaque dentro das cadeias de aves e suínos

Com sua visão empreendedora, a Gessulli Agribusiness foi a primeira empresa ligada aos setores avícola e suinícola que apostou na comunicação digital dentro destes segmentos. Desde o ano 2000, os sites Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial revolucionaram a forma de se fazer jornalismo dentro das cadeias. São mais de 11 anos de experiência que fizeram dos sites da Gessulli Agribusiness líderes em acessos. Somente em 2010, na comparação com um de seus principais concorrentes, as pageviews do site Avicultura Industrial atingiram 1.300.000 visualizações contra 215.000 mil. No caso de Suinocultura Industrial, foram 780.000 pageviews contra 417.000 do segundo lugar, segundo o Google Analytics.

Estes dados revelam que o pioneirismo na divulgação on-line de informações mantém a fidelidade do leitor – que confia na experiência e credibilidade da Gessulli Agribusiness na divulgação de informações. Pioneirismo que desde 2009 refletiu em outras áreas de comunicação como as redes sociais. A empresa foi a primeira a adotar perfis no Twitter, You Tube e Linked In. No Facebook, foi a primeira a divulgar informações de grande relevância para os representantes do agronegócio nacional, que permitiu uma interatividade ainda maior com seus leitores.

Eventos – Além de manter seus sites especializados, a Gessulli Agribusiness também inovou a promoção de seus eventos através da internet. A ferramenta permitiu maior alcance das atividades realizadas nas feiras AquaFair – Feira Internacional de Aquicultura Maricultura e Pesca e principalmente a AveSui – Feira da Indústria Latino-americana de Aves e Suínos. Através de perfis no Twitter, Facebook, YouTube e dos sites informativos, os interessados em participar do evento conseguiam todas as informações através da web. E quem não pode comparecer, acompanhou a feira na cobertura on-line feita pela TV Gessulli.

O aumento do número de credenciamentos on-line feitos durante as edições da AveSui mostra como a internet está cada vez mais inserida dentro dos setores avícola e suinícola. De acordo com a consultoria Esag Jr, em 2009 15% dos visitantes fizeram seu cadastramento no site do evento. Em 2010 o número passou para 18%. Na edição de 2011, 22% preferiram o credenciamento antecipado no site da AveSui.

O crescimento de 40% no acesso aos sites durante a feira mostra também que a cobertura on-line dos eventos feitas pela Gessulli Agribusiness desperta cada vez mais a atenção das cadeias produtivas.

A internet é uma rede de serviços útil para o produtor rural e serve como ferramenta de busca para encontrar parceiros, negócios e informações de mercado, cotações, condições climáticas e, claro, notícias do cotidiano em âmbito nacional e internacional. Com isso, a Gessulli Agribusiness apresenta-se como parceira ideal dentro dos setores avícola e suinícola.

Fonte: Correio do Estado