Embrapa investe em pesquisa da raça senepol

Embrapa investe em pesquisa com animais da raça senepol

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária formou o rebanho de taurino adaptado em Mato Grosso do Sul

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Corte, unidade com sede em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), acaba de formar mais um rebanho taurino adaptado – o senepol.

O primeiro rebanho adaptado adquirido há alguns anos e utilizado nas pesquisas foi o caracu, e a partir de agora a Embrapa conta com mais uma opção em seus trabalhos de melhoramento genético, o senepol, uma raça desenvolvida nos Estados Unidos, resultado da cruza entre o red poll com senegal n’dama.

O senepol é uma raça adaptada ao calor, resistente às doenças tropicais, fértil, que apresenta bom acabamento de carcaça e carne de boa qualidade.

A formação do rebanho na Embrapa teve a colaboração de dois criadores da raça em Mato Grosso do Sul, os pecuaristas Roberto Coelho, da fazenda San Francisco, e de Ivo Reich, da fazenda CMI.

A colaboração desses criadores foi fundamental para a formação do rebanho Puro de Origem Importada (POI). Os animais serão utilizados em pesquisas da Embrapa e como unidade demonstrativa do programa de melhoramento da raça senepol – informa o pesquisador e supervisor dos trabalhos, Roberto Torres.

Segundo Torres, a Embrapa Gado de Corte já fez pesquisas com a raça senepol, tendo sido utilizada em avaliações de cruzamentos de raças taurinas adaptadas e um teste de touros em parceria com a Associação Americana de Criadores de Senepol.

Os pecuaristas que colaboraram com a Embrapa colocaram suas melhores matrizes para coleta de ovócitos (células sexuais produzidas nos ovários dos animais), doaram o sêmen de reprodutores, de materiais utilizados na sincronização das receptoras, fizeram parceria para a realização da maturação dos ovócitos e cobriram custos diversos como o de transporte para a coleta e de mão de obra especializada utilizada para realizar os trabalhos como de acasalamentos das doadoras, inoculação dos embriões, diagnóstico de gestação e sexagem dos embriões.

Coube a Embrapa disponibilizar as matrizes utilizadas como receptoras e executar o manejo dos animais durante o processo de implantação. Sem dúvida, uma parceria digna dos resultados proporcionados – declara Torres.

O pesquisador informa também que foram implantados 121 embriões e destes, resultaram 31 prenhezes de machos e 22 de fêmeas. Estas prenhezes, explica Torres, são oriundas de 17 das 24 vacas coletadas e de 10 touros diferentes.

Se considerarmos também os avôs maternos, temos um total de 19 touros diferentes o que ajudará o rápido estabelecimento do rebanho senepol da Embrapa.

Os animais oriundos destas prenhezes se unirão aqueles provenientes do cruzamento absorvente com o senepol que serão apresentados para registro. A expectativa da Embrapa é estabelecer um rebanho de cem matrizes puras da raça senepol.

O crescimento da raça no Brasil

A raça senepol foi introduzida no Brasil em 1999 e atualmente a estimativa é de que existam 15 mil animais registrados no país. O número de animais dessa raça tem crescido no Brasil e prestado uma importante contribuição na melhoria genética da raça nelore via cruzamento. A informação é do pesquisador do núcleo do rebanho da Embrapa, Gilberto Romeiro Menezes e de Torres.

A Embrapa começou a trabalhar com melhoramento genético da raça há dois anos e nesse trabalho são avaliadas características de reprodução, desempenho e qualidade de carne – explica Menezes.

Ainda segundo pesquisadores, um aspecto positivo é de que esses animais conseguem, com certa facilidade, montar nas vacas nelore e assim fazer o cruzamento sem problema.

O espaço na pecuária brasileira conquistado pela raça está ligado a uma série de fatores, entre eles a fertilidade, adaptabilidade, eficiência reprodutiva, produtividade e qualidade da carne, características necessárias para o sucesso na pecuária moderna.

O cruzamento entre raças, quando bem elaborado, oferece aumento de rentabilidade para o produtor, isso porque os produtos cruzados normalmente superam os de raças puras.

A procura por animais adaptados tende a aumentar, bem como o trabalho de cruzamento entre elas. A busca é por animais mais produtivos, que produzam carne saborosa e de boa qualidade, além de outros atributos.

O gado senepol é de pelagem curta, cor avermelhada, resistente a parasitoses, carne marmorizada, precocidade sexual e bom acabamento. Segundo informações, a venda de sêmen tem crescido nos últimos anos o que indica um resultado satisfatório pelos usuários.

A pesquisa deverá comprovar por meio de trabalhos científicos as qualidades da raça que é indicada para o cruzamento industrial com zebuínos como o nelore, e animais de 1/2 sangue britânicos ou continentais, aproveitando a heterose maternal e produzindo 100% heterose nos produtos com essas cruzas.

Fonte: Portal do Agronegócio