Expobel 2011: 40 anos de tradição

A Exposição Agropecuária de Bela Vista (Expobel) chega este ano a sua 40ª edição. Para comemorar a data, o Sindicato Rural do município, organizador do evento, vem preparando uma festa marcante, com boas rodadas de negócios e diversas atrações para o público.

A Expobel acontece entre os dias 15 e 24 de julho, no Parque de Exposições Rio Apa, em Bela Vista (MS). A solenidade de abertura está agendada para o dia 16 de julho (sábado), às 10h, na pista de julgamento do Parque.

Em 2010, a Expobel movimentou R$ 7 milhões, somente o setor leiloeiro realizou negócios na ordem de R$ 5,1 milhões, valor 89% superior ao registrado em 2009. Em dez dias de evento foram leiloados 5.625 bovinos.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Marcelo Loureiro, a expectativa é dobrar o valor movimentado no ano anterior. “O município tem um grande potencial agropecuário. Temos um rebanho de qualidade e investimos em tecnologia”, afirmou.

Ainda segundo o presidente, o fim da Zona de Alta Vigilância (ZAV), nas fronteiras de Mato Grosso do Sul com a Bolívia e o Paraguai, melhorou a realidade dos criadores de gado dos 12 municípios que faziam parte da ZAV.

Para melhor atender os pecuaristas e empresas leiloeiras que realizam atividades durante o evento, o Sindicato Rural está investindo na infraestrututra do Parque, com a construção de um mangueiro com 3.384m², divididos em 48 currais e uma área para manejo dos animais. A obra será entregue na abertura da Expobel.

O desfile Country que é uma das tradições da Expobel e reúne aproximadamente 800 cavaleiros de várias regiões do Estado, está agendado para o dia 16 de julho (sábado), às 8h, com saída do ginásio municipal Túlio Loureiro e percurso pelas principais ruas da cidade, até o Parque de Exposições Rio Apa.

Além da exposição de animais, máquinas e implementos agrícolas, a 40ª Expobel contará com barracas típicas, laçadas, rodeios, shows, desfiles e julgamento de animais.

Município – A pecuária é a principal atividade econômica de Bela Vista. O município possui um rebanho de 470 mil cabeças de gado. De janeiro a junho desde ano foram abatidos 32 mil animais.

Bela Vista está localizada na região sudoeste do Estado, à 270 Km de Campo Grande, e faz divisa com os municípios de Antônio João, Jardim, Caracol e fronteira com Bella Vista Norte, no Paraguai.

Programação – A Programação da Expobel está disponível no site do Sindicato Rural (www.sindicatoruraldebelavista.com.br). O público também pode acompanhar as novidades da festa através das mídias sociais, facebook e twitter.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato Rural de Bela Vista