Febraban destaca bom momento para crédito agrícola no Brasil

O economista e presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, é um dos palestrantes do 1º Fórum Nacional de Agronegócios, que acontecerá em Campinas, São Paulo, em 21 e 22 de setembro. Com o tema Novos Rumos no Financiamento Agro Brasileiro, Portugal terá o apoio de grandes nomes do cenário como debatedores. Na mesa de debate estarão Ivan Wedekin, diretor de commodities da BM&F Bovespa, Luis Carlos Guedes Pinto, vice-presidente da Mapfre, e Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.

Para o economista, o agronegócio brasileiro tem ganhado espaço e se destacado mundialmente por sua capacidade de produção. O segmento tem garantido estabilidade ao País e o apoio de instituições financeiras é fundamental para seu progresso contínuo. “O Brasil passa por um ótimo momento e o mercado está aberto a novas propostas e ofertas de melhorias para compra, plantio e venda das sementes”, completa Portugal.

O Banco do Brasil é considerado o maior contribuinte de créditos agrícolas e, de acordo com dados do Banco Central e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra de 2010/2011, o crédito agrícola oficial na Região Sul atendeu a 70% da demanda de crédito da soja e a 59% do milho. No Centro-Oeste, a demanda foi de 32% a 31%.

O Fórum Nacional de Agronegócios é organizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria Jr., e pelo LIDE Agronegócios, liderado por Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e Coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas.

Fonte: Globo Rural