Indígenas são autores da maioria dos homicídios registrados nas aldeias, afirma Sejusp/MS

De acordo com o relatório elaborado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp/MS), de 196 homicídios contra indígenas em Mato Grosso do Sul, 181 tiveram outro indígena como autor do crime, o que equivalente a 92% das ocorrências. O relatório assinado pelo secretário da Sejusp, Wantuir Francisco Brasil Jacini, foi elaborado a pedido da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul) com a finalidade de esclarecer informações sobre os homicídios de indígenas no Estado, no período de 2006 a 2013.

Para o presidente da Famasul, Eduardo Riedel, as informações disponibilizadas pelo governo estadual evidenciam que o consumo de álcool é o principal motivo dos crimes nas aldeias. “O maior problema das comunidades indígenas é a falta de políticas públicas específicas, que garantam sustentabilidade e preservem as culturas, fortalecendo a identidade desses povos. Remeter os homicídios ao conflito fundiário é manipular a informação e camuflar o problema social”, destaca o presidente da Famasul.

Ao utilizar os dados da Secretaria de Segurança, a Famasul contrapõe informações que considera inverídicas e sem fontes oficiais, utilizadas na defesa de posições ideológicas que tentam caracterizar o produtor rural como violento. “Essas ações além de criminosas e sem nenhum respaldo legal, agridem o homem do campo, principal responsável pelo bom momento do agronegócio brasileiro”, enfatiza Riedel.

Os boletins de ocorrências que registram os homicídios contra indígenas no Estado também apontam que os instrumentos utilizados na maioria das vezes são armas brancas, como facas e pedaços de madeira. No levantamento referente ao ano de 2011, por exemplo, a Sejusp apontou que em todos os 27 homicídios contra indígenas registradas no Estado naquele ano os autores dos crimes são também indígenas, sendo que em 20 ocorrências os responsáveis foram identificados ainda no local do crime.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul