Integrantes do Líder MS interagem com entidades do agronegócio nacional

A segunda turma do curso de especialização em Liderança Empreendedora do Agronegócio, integrante do Programa de Lideranças Rurais de MS (Líder MS), composta por 45 líderes sindicais de segmentos relacionados ao setor do agronegócio em Mato Grosso do Sul, participam nos próximos dias de uma série de visitas técnicas em Brasília e Goiás.

Esta é uma das dez etapas do programa promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul) que visa formar profissionais estratégicos para o desenvolvimento do agronegócio no Estado, através de qualificação via Lato Senso, com aulas ministradas por professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade de São Paulo (USP).

Entre os dias 04 e 08 de junho, o grupo conhecerá a atuação das principais entidades à frente do agronegócio do Brasil, como o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Supremo Tribunal Federal (STF), Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Comissões de Agricultura da Câmara Federal e Senado e ainda da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). Nesta terça-feira, os integrantes participam do lançamento do Plano Safra 2013/14.

De acordo com o coordenador do Líder MS, o diretor de Assuntos Estratégicos do Sistema Famasul, Rogério Beretta, a capacitação é essencial diante do mercado do agronegócio, que se mostra cada vez mais dinâmico e exigente.“A necessidade de capacitar as lideranças é constante, já que o setor demanda cada vez mais profissionais aptos e com amplo conhecimento”, avalia Beretta.

O coordenador destaca ainda que a Famasul pretende ampliar a capacitação. Além da viagem à Brasília, o curso prevê uma viagem internacional. “Diante do sucesso do curso e da demanda de interessados, esperamos iniciar uma nova turma em 2015, logo após o término das aulas deste grupo que já participa do programa”, declara.

Durante a capacitação, o Líder MS desenvolve aulas relacionadas a aspectos econômicos, políticos, jurídicos, sociais e organizacionais, além de seminários e apresentação de casos de sucesso. O curso tem carga horária de 360 horas, com duração prevista de 18 meses.

*Foto: Alexssandro Loyola

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul