Médio produtor contrata maior volume da história do Pronamp

As contratações de crédito agrícola por meio do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) somaram o resultado histórico de R$ 8,05 bilhões entre julho de 2012 e março de 2013, sendo 53,3% superior ao obtido na safra 2011/12. Esse é o maior volume já liberado pelo programa aos médios produtores rurais brasileiros, de acordo com o Departamento de Economia Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Entre as modalidades do programa, a que apresentou a maior alta no comparativo entre a safra anterior e a atual foi a de custeio e comercialização, que passou de R$ 3,67 bilhões para R$ 6 bilhões (aumento de 63,4%). Os empréstimos para investimento também se destacaram, somando R$ 2,05 bilhões no período. Ao todo, os recursos liberados nos nove primeiros meses do Plano Agrícola e Pecuário em curso representam cerca de 72,2% dos R$ 11,15 bilhões disponíveis.

Apesar de ainda faltarem três levantamentos mensais de crédito agrícola para concluir a temporada 2012/13, o resultado não surpreende o Governo Federal. De acordo com o secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller, o volume era esperado devido à maior facilidade de aquisição de crédito e de condições melhores ao produtor. Ainda de acordo com Geller, serão anunciadas novidades sobre o programa no lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2013/14, o que ocorrerá entre o final de maio e o começo de junho deste ano.

Durante a safra atual, o Governo elevou o limite de financiamento de custeio por produtor de R$ 400 mil para R$ 500 mil, além de reduzir a taxa de juros de 6,25% para 5% e aumentar a renda bruta anual de R$ 700 mil para R$ 800 mil para enquadramento no Pronamp.

A avaliação das contratações do crédito agrícola, atualizada mensalmente, é realizada pelo Grupo de Acompanhamento do Crédito Rural, coordenado pela Secretaria de Política Agrícola (SPA/Mapa).

Fonte: Mapa