Mendes Ribeiro garante apoio integral à Embrapa

Ministro assegurou que o orçamento da empresa vinculada ao Ministério será preservado e pediu relato sobre principais projetos da empresa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) terá apoio integral do novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho. A garantia foi dada ao presidente da Embrapa, Pedro Arraes, em reunião nesta quarta-feira (24), em Brasília. O ministro assegurou que o orçamento da empresa vinculada ao ministério será preservado e informou que não pretende fazer alterações na estrutura administrativa da estatal. “A empresa está bem, minha orientação é tocar em frente”, afirmou.

Mendes Ribeiro Filho pediu um relato sobre os principais projetos e desafios da Embrapa e endossou as prioridades da empresa, em especial o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), que tem como foco a agricultura sustentável. Lançado no ano passado, o ABC incentiva a adoção, pelos produtores, de processos tecnológicos que neutralizam ou minimizam os efeitos dos gases de efeito estufa, como o plantio direto na palha, a recuperação de pastos degradados e a integração lavoura-pecuária-floresta.

É um projeto ganhador, uma ação concreta do Brasil que merece maior visibilidade”, avaliou o novo ministro.

Entre as orientações de Mendes Ribeiro à Embrapa está a aceleração de projetos voltados à metade sul do Rio Grande do Sul. A chamada região da campanha, que engloba 105 municípios na fronteira com Uruguai e Argentina, depende, basicamente, da pecuária e da produção de arroz. O objetivo é diversificar a matriz produtiva, de forma a gerar mais renda.

Pedro Arraes aproveitou a ocasião e pediu apoio do novo ministro para agilizar temas pendentes como o estatuto da empresa, necessário para a concretização da já aprovada internacionalização da Embrapa. Também solicitou suporte ao projeto Embrapa Verde que prevê o fornecimento de indicadores de sustentabilidade aos produtores rurais, criando balizadores da agricultura brasileira.

Fonte: MAPA