Moka leva ao Cade denúncia de MS contra monopólio de frigoríficos

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recebeu hoje a denúncia dos produtores contra o monopólio dos frigoríficos.

Assinado ontem na Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) por representantes da cadeia da carne, o documento foi levado ao comando do Cade pelo senador Waldemir Moka (PMDB), que é vice-presidente da Comissão de Agricultura do Senado. O protesto é nacional.

Em março, a comissão já havia enviado um requerimento ao conselho solicitando investigação. Hoje, o presidente do Cade, Olavo Zago Chinaglia, afirmou que os documentos serão remetidos à Secretaria de Direito Econômico, ligada ao Ministério da Justiça.

Caso a denúncia seja considerada procedente, será aberta uma investigação. O Cade prevê multas milionárias a empresas que concentram atividades em diferentes segmentos.

No Brasil, há o domínio de pelo menos três grandes grupos frigoríficos na atividade de abate de bovinos: JBS, Mafrig e Minerva.

Fonte: Campo Grande News